sexta-feira, maio 10, 2013

Dia de Cidadania acontece hoje na E. M. Prof. José Porto de Queirós


Está sendo realizado durante todo o dia de hoje, 10 de maio, na Escola Municipal Professor José Porto de Queirós um dia de cidadania, em alusão ao dia das mães. As mães que se deslocarem até a referida escola estarão recebendo tratamento especial neste dia dedicado a elas.

Em conversa com o diretor da escola, professor Egleudo, o mesmo disse que essa iniciativa não é nova, já vinha sendo executa em administrações anteriores a dele, e que o sucesso de cada ano, fez com que tornasse tradicional.





Esse ano de 2013, o evento tornou-se mais abrangente, pois anteriormente, de acordo com Egleudo, em anos anteriores o evento era restrito aos pais dos alunos da Escola José Porto, e hoje com apoio das escolas municipais, que uniram-se com o objetivo de expandir a oferta a todas as mães do município. Destacando ainda que cada escola tinha sua maneira de celebrar o dia das mães.

Vendo o sucesso que era a realização desse dia de cidadania resolveram articular-se em torno desse projeto, onde o mesmo ainda destacou as dificuldades em se organizarem, porém tudo transcorreu como esperado.

O gestor da escola ainda destacou que o que facilitou essa articulação foi o empenho da Prefeitura juntamente com toda comunidade escolar municipal, observando que todos estão envolvidos no evento, não restrita a um grupo ou determinada escola.

As mães são atendidas em vários setores, principalmente para o bem estar de cada uma delas com aulas de aeróbica, nutricionista, advogado, bazar, cabeleireiro, manicure, atendimento a saúde e a sala surpresa, que pela primeira vez é executa neste ano, onde as mães ao entrar na sala vão estourar um balão, e dentro deste balão encontrará uma mensagem ou um brinde.

A programação foi iniciada as 8h, estendendo-se até onde as possibilidades do evento possa atingir.






A ideia principal do bazar surgiu no ano de 2007, quando a ex-gestora Socorro Paiva, vendo eventos em outras escolas dos municípios vizinhos, resolveu trazer a iniciativa para a escola José Porto de Queirós, apenas com modificações, visto que nas outras instituições de ensino o bazar cobrava a importância de R$ 1,00 (um real) que ajudariam nas despesas da escola, porém no município de Itaú, as mães são presenteadas com a peça que lhe agradam, ou seja, inteiramente grátis.

A professora Socorro Paiva fez questão de salientar que a ideia não é de sua autoria, mas de todos que se empenharam, desde a aquisição de material até a ornamentação do evento, e que são os verdadeiros donos da iniciativa.

Perguntamos ainda como era feita a arrecadação desses matérias para doação, onde a professor disse que devido já os anos vividos a população se entrega ao projeto, fazendo doações de roupas que não utilizam em bom estado de conservação e outras até com etiquetas originadas de lojas da cidade que estão com o estoque encalhado.

Pequenas ações como essas pode mudar a vida de um cidadão, no caso do município de Itaú as mães saem satisfeitas, porque o público alvo são mães que vivem em condições mínimas e seus filhos não tem condições de oferta-lhe um presente neste dia, além de poder saírem produzidas e orientadas em demais questões.

Parabéns as escolas, os corpos discente e docente que se empenharam para fazer do dia das Mães um dia de cidadania.



Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!