O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, se reuniu nesta terça-feira (16) com o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, Jorge Fraxe. O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB), também participou da reunião. Durante o encontro os deputados apresentaram ao diretor do órgão a proposta de construção de um anel rodoviário para a cidade de Pau dos Ferros com 16 km de extensão e custo estimado em R$ 16 milhões. O projeto será elaborado pelo DNIT no Rio Grande do Norte.
Durante a reunião, o diretor do DNIT confirmou para o dia 20 de maio a licitação da obra de duplicação dos 22 km da Reta Tabajara, em Macaíba. Já o projeto para duplicação da BR-304 entre Natal e Mossoró, segundo Jorge Fraxe, será licitado no dia 30 de maio.
Henrique Alves e Gustavo Fernandes justificaram a necessidade do anel viário em Pau dos Ferros em função do aumento do fluxo de veículos com a chega da BR-226 no alto oeste. “Se não fizermos esse anel viário, o trânsito na zona urbana de Pau dos Ferros vai piorar por causa do entroncamento da nova rodovia com a BR-405”, alertou o presidente da Câmara dos Deputados. A proposta foi reforçada pelo deputado Gustavo Fernandes. “O contorno rodoviário vai possibilitar aos motoristas que trafegam pelas duas rodovias passar em Pau dos Ferros sem cruzarem a zona urbana”.
A BR-405 é a principal ligação da região oeste com a Paraíba. Já a BR-226 vai permitir a ligação do Rio Grande do Norte com o Ceará pelo alto oeste potiguar. A nova rota vai intensificar o trânsito de carretas pela região. Uma das alças do anel viária vai sair da BR-226 e passar sobre a parede da barragem de Pau dos Ferros até a BR-405. A outra alça partirá da nova rodovia, na saída de Pau dos Ferros para o Ceará, contornando a cidade até encontrar a BR-405 no sentido da Paraíba.
Reprodução Cidade News Itaú
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