segunda-feira, abril 22, 2013

Globo tropeça com convidados e ainda busca equilíbrio em novidade de transmissões de 2013


Desde o início do ano, a TV Globo optou por uma nova estratégia nas transmissões de futebol que executa para a praça de São Paulo: a participação de convidados famosos na bancada que já era formada por pelo menos um comentarista de jogo e um de arbitragem. Isso nada mais é do que um passo a mais na busca de misturar o jornalismo com o entretenimento, algo que a emissora tem feito nos últimos anos. Mas com três meses passados dessa nova prática, a impressão é de que a maior rede de televisão do país ainda não encontrou o tom.

A Globo já convidou piloto de corrida, cantor de rap, ator, sertanejo, musa pop, técnico de vôlei ex-jogador de futebol e até atleta que está na ativa, como o corintiano Emerson Sheik, que comentou a partida do seu time contra o Tijuana pela Libertadores, pois ele não pôde participar do jogo por estar machucado.

Emerson, aliás, foi um dos casos mais bem sucedidos desta nova estratégia da Globo. Apesar de comedido, longe do Sheik irreverente que o torcedor do Corinthians está acostumado a ver, o atacante foi bem acionado pelo narrador Cleber Machado para contar bastidores dos comandados do técnico Tite, ofuscando a dupla de comentaristas formadas pelos ex-jogadores Caio e Casagrande.

Ídolo teen e dominante nas mídias sociais, o cantor Luan Santana só agradou as suas fãs na partida entre Corinthians e San José, que o fizeram virar trending topic do Twitter. Mas o que se viu na transmissão da partida foi uma pessoa tímida que até foi cobrada por Cleber Machado a participar mais do jogo e se soltar.

Um caso emblemático deu a percepção clara de que a Globo não achou ainda um padrão para a escolha de comentaristas, ficando um pouco a mercê da reação do público, ocorreu em duas partidas do Corinthians em dois domingos seguidos.

No dia 24 de março, a cantora Luiza Possi foi convidada para comentar o jogo do seu time do coração contra o Guarani, e soltou várias pérolas que divertiram a quem dividia a cabine de transmissão com ela, mas irritaram os internautas. Luiza chegou a dizer que adora escanteio e que acerta impedimento “por instinto”.

Coincidência ou não, no clássico entre Corinthians e São Paulo, a Globo acabou apostando em um estilo completamente oposto ao de Luiza Possi. O convidado da partida foi o técnico da seleção brasileira de vôlei, José Roberto Guimarães, que manteve o seu estilo sério e discreto na transmissão.

Nesta quarta-feira, durante a transmissão do jogo entre São Paulo e Atlético-MG, a Globo não chamou convidado especial, ficando a narração a cargo de Cleber Machado e os comentários com Casagrande e Bob Faria, que é da filial de Minas Gerais. Arnaldo Cézar Coelho falou sobre arbitragem.

Esta alternância de estilos e de funções dos convidados pode até ser uma escolha pensada da TV Globo. Mas basta acompanhar os comentários dos internautas no Twitter em um dia de transmissão, ou digitar as palavras “Luiza Possi” e “Corinthians” no mecanismo de busca do microblog, citando um mero exemplo, para chegar a conclusão de que o novo formato da emissora ainda não emplacou. Procurada, a emissora não se pronunciou até a publicação do texto.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!