Páginas

sexta-feira, abril 19, 2013

Explosão em fábrica no Texas matou cerca de 35, diz prefeito a jornal


A explosão em uma fábrica de fertilizantes em West, no texas (EUA), na noite desta quarta-feira (17) matou cerca de 35 pessoas, disse o prefeito da cidade, Tommy Muska, em uma entrevista nesta quinta (18) ao jornal norte-americano USA Today. O número não foi confirmado pela polícia, ainda segundo o jornal.

Inicialmente, a imprensa dos EUA e as agências de notícias informaram entre cinco e 15 mortos. Há, ainda, mais de 160 feridos.

Entre os mortos estão cinco bombeiros voluntários, quatro funcionários de uma empresa e um bombeiro de Dallas que tentou ajudar. Segundo o prefeito, nem todos os corpos foram localizados, mas todos já são considerados mortos --por isso o número ainda não é definitivo. Também há duas pessoas que ajudavam a apagar o fogo logo no início e acabaram morrendo.

Os outros mortos são moradores de casas vizinhas à área de quatro quarteirões devastados pela explosão, cuja força foi suficiente para destruir casas, prédios, escolas e um asilo localizados nos arredores da fábrica. A detonação foi ouvida a quilômetros de distância e provocou uma bola de fogo de cerca de 30 metros de diâmetro sobre o local.

Até o momento, a polícia trata o caso como uma explosão acidental e não vê conexão com os atentados à Maratona de Boston, que deixaram três mortos e 176 feridos na última segunda-feira (15), nem com o envio de cartas com substância tóxica à Casa Branca e ao Senado.

A presença de nitrato de amônia no local da explosão ainda torna a região instável, informou a polícia local.


A explosão no Texas ocorreu por volta das 20h (22h em Brasília) de quarta-feira (17), na cidade de 2.700 habitantes que fica a 190 km da capital do Estado, Austin.

Segundo o jornal "The New York Times", um incêndio atingia a fábrica de fertilizantes antes da explosão. "O fogo se espalhou, atingiu um dos tanques que contêm produtos químicos para tratar os fertilizantes, e houve essa explosão, cujos danos são de grande extensão", disse  o congressista Bill Flores, do Texas.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o abalo causado pela explosão foi equivalente a um terremoto de magnitude 2,1 na escala Richter (fraca intensidade).

Reconstrução
Enquanto as buscas por sobreviventes continuam, alguns moradores da cidade já começam a se mobilizar para a próxima tarefa: a reconstrução do que foi consumido pelas chamas.

Pelo Twitter, Stacy Webre, uma estudante de pós-graduação da Texas Southern University, lamentou que sua casa tenha sido destruída na explosão, mas comemorou o fato de que todos da sua família estavam bem. "Posso não ter mais minha casa, mas tenho minha família e minha fé. Deus abençoe nossa pequena cidade", escreveu..

"Estou com medo de ver tudo o que acaba de acontecer. Mas vamos construir tudo de novo", escreveu Baylie Norman no Twitter. "A reconstrução começa amanhã", postou outro morador, Cole Anderson, no microblog.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!