O site oficial da Conmebol informou, nesta sexta-feira, a abertura de um expediente disciplinar por conta da confusão ao final da partida entre Grêmio e Huachipato, no Chile, na quinta-feira da semana passada. De acordo com a entidade, após ver as imagens da partida e analisar a súmula, jogadores, comissão técnica e ambos os clubes poderão ser punidos. Vanderlei Luxemburgo, Douglas Grolli e o Grêmio foram os citados na notificação enviada ao Tricolor.
O clube brasileiro não havia sido informado de nada na última semana. Ao receber o relatório de cartões do jogo, os advogados gremistas acreditavam que não haveria citação. No entanto, com algum atraso, a entidade resolveu se manifestar.
"Depois de ver as imagens e relatórios oficiais do jogo, a Unidade Disciplinar da Conmebol procedeu com a abertura de um processo disciplinar a ambos os clubes, como vários de seus jogadores e técnicos que participaram do referido incidente", diz a nota publicada nesta sexta-feira.
A notificação chegou também ao Grêmio e citou dois profissionais além do clube. São eles: Vanderlei Luxemburgo, o zagueiro Douglas Grolli, um dos principais atletas a defender o treinador no meio da confusão.
"Os casos são por participação ou por incitar a confusão. Em média, casos parecidos com este, ocorrem punições como um ou dois jogos para o Luxemburgo, até três para o Grolli e o clube é uma multa. Mas queremos evitar isso e temos até o dia 29 para apresentar nossa defesa. Até a próxima quarta-feira [data em que o Grêmio enfrenta o Santa Fé pelas oitavas de final] a Conmebol tomará uma decisão e irá nos informar se os profissionais podem ou não participar do jogo", disse o advogado Gabriel Vieira, que atende o departamento de futebol gremista, ao UOL Esporte.
Na ocasião, ao fim do jogo, a comissão técnica do time chileno foi para cima de Vanderlei Luxemburgo, alegando que o técnico gremista havia provocado ao rir da desclassificação. Percebendo que uma briga se aproximava, Luxa resolveu correr para os vestiários, mas escorregou, caiu no gramado e acabou agredido por atletas do Huachipato.
Além disso, uma pedra vinda da arquibancada acertou o fotógrafo gremista Lucas Uebel e dois torcedores invadiram o campo, sendo retirados pela polícia. Após momentos de tensão e briga envolvendo atletas de ambos os times, o clima se acalmou e o resultado de 1 a 1 classificou o Grêmio às oitavas de final.
A Conmebol promete tomar decisões sobre o tema antes do jogo de ida das oitavas entre Grêmio e Santa Fé, na próxima quarta-feira. Ao contrário da CBF, na Conmebol não há um julgamento. A comissão disciplinar irá analisar as defesas enviadas e tomará uma decisão.
Grêmio e Santa Fé jogam na Arena do Grêmio no dia 1º de maio às 19h30. O duelo de volta ocorre no dia 16, em Bogotá, na Colômbia.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!