Páginas

sexta-feira, março 01, 2013

Secretária convida sindicalistas para reunião


A secretária de Estado da Educação, professora Betânia Ramalho, convidou os coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/RN) para reunião em seu gabinete, no final da tarde da quarta-feira (27). Na ocasião, apresentou respostas à pauta de reivindicações do sindicato, construída na última assembleia da categoria.
A pauta elaborada pelo Sinte apresenta 31 itens que, em alguns casos não tem amparo legal e, por vezes, fogem do quadro de alçadas do sindicato. Em outros casos, as reivindicações se repetem de um item para outro, gerando a impressão de que são muitos os pontos em que a Secretaria é devedora, quando na verdade, o governo tem atendido à maioria das reivindicações que realmente interessam aos professores, como o cumprimento do piso nacional, a liberação de vantagens represadas, mais rapidez nos processos de aposentadorias e melhores condições de trabalho.
A Secretaria de Estado da Educação reforça o entendimento de que nunca os professores foram tão prestigiados por um governo e o sindicato seria coerente ao reconhecer esse esforço, assim como o governo reconhece a importância e a força dos trabalhadores em Educação organizados. Uma prova desse reconhecimento é o aumento salarial acumulado de 76,8% para os professores, em menos de dois anos, a liberação de mais de duas mil aposentadorias, algumas retidas há mais de dez anos, assim como pecuniárias e quinquênios com processos retidos desde 2001.
A secretária levantou outro ponto importante que está sendo atendido que é a implantação das promoções verticais e horizontais, a partir da folha de fevereiro. Esse mês, foram pagas as promoções de 2006 a 2009 e, na folha de março, serão contemplados os processos abertos entre 2010 e 2012. A partir daí, as promoções verticais passarão a ser implantadas à medida que os processos sejam concluídos. Já as promoções horizontais serão implementadas a partir do mês de abril.
 “O Sinte precisa entender que estamos juntos, lutando pela mesma causa. A hora é de somar, unir forças. Com planejamento, estamos atendendo às principais demandas da categoria e continuaremos avançando nesse sentido. Esse é o meu interesse, o interesse da governadora Rosalba Ciarlini, que tem nos apoiado decisivamente na valorização dos professores, e de todos aqueles que fazem a secretaria. Esse diálogo permanente é saudável e irá contribuir para outras conquistas”, ressaltou Betânia Ramalho.
A secretária também tem intensificado, nos últimos meses, as visitas às escolas e as conversas com os professores, para discutir com eles maneiras de ir sanando as dívidas herdadas dos governos anteriores. Essa iniciativa de estender os debates com a categoria para além das audiências com o sindicato tem agradado aos professores, por onde a secretária tem passado.
Segundo ela, o mundo mudou e a Educação precisa acompanhar essa mudança, que exige uma nova maneira da Educação Básica estruturar-se, para alcançar sua essência: garantir o direito do aluno não apenas chegar à escola, mas na escola aprender os conhecimentos e as habilidades básicas inerentes ao seu nível de aprendizagem.
“Todos nós temos que nos comprometer com as mudanças que implicam na formação e no desenvolvimento cidadão dos nossos alunos. Os sindicatos, nesse novo cenário, precisam redefinir seu papel e assumir cada vez mais a causa da Educação Básica Pública realmente inclusiva e comprometida com a formação cidadã”, concluiu a secretária.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!