Finalmente, o Núcleo de Custódia da Polícia Civil, localizado na Cidade da Esperança, foi esvaziado. No início da manhã desta segunda-feira (18), os 60 presos que lá estavam foram retirados e levados para o Centro de Detenção Provisória de Candelária, em cumprimento a uma decisão judicial que pedia o fechamento do Núcleo.
Aproximadamente 30 agentes penitenciários, coordenados pelo Grupo de Escolta Penal (GEP), fazem a transferência, contando com apoio de policiais militares do Batalhão de Choque. Além dos 60 presos do Núcleo de Custódia, o Centro de Detenção Provisória de Candelária irá receber, nesta segunda-feira, mais 15 presos da Delegacia de Plantão da Zona Norte e outros 10 da Delegacia de Plantão da Zona Sul.
“Com isso, já vamos nos aproximar do limite de lotação do prédio, que é de 100 homens”, explica o major Castelo Branco, coordenador da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte. A unidade estava desativada desde o início do ano, no entanto, devido à necessidade de abertura de vagas no sistema prisional, teve que ser reativada.
No início desta semana, após mais uma tentativa de fuga e de um motim no Núcleo de Custódia, a Coape teve que decidir por reabrir o CDP de Candelária e deu início a um processo de reforma na estrutura física. Inicialmente, a transferência dos presos seria feita durante o final de semana, mas, em virtude de um atraso nas obras, teve que ser feita nesta segunda-feira.
Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!