Páginas

quarta-feira, março 13, 2013

Inadimplentes do crédito fundiário têm até o dia 28 de março para renegociar dívida


Agricultores familiares que financiaram imóveis até o dia 31 de dezembro do ano passado pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e estão em dívida têm até o dia 28 de março para renegociar seu pagamento. Segundo o secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Almeida, as novidades estão no tempo para quitar o débito, que será dobrado, e nas prestações, que terão valores e juros menores. 

Sonora Adhemar: “Todo mundo que estava inadimplente até 31 de dezembro de 2012 tem direito de repactuar todas as parcelas atrasadas. As condições são bastante favoráveis, a dívida vai ser alongada e a taxa de juros vai ser reduzida. Na prática, a parcela anual que vai ser paga na reprogramação de dívida vai ser bem inferior àquela parceira originalmente contratada. Os agricultores podem, inclusive, acrescentar aí as parcelas que ainda estão por vencer, até 28 de junho.” 

“O primeiro passo é se dirigir ao agente financeiro e manifestar a intenção de renegociar a dívida. Isso deve ser feito até o dia 28 de março. Para isso, o interessado deve levar os documentos pessoais ou os documentos que comprovem o vínculo com uma associação, no caso de contratos coletivos, não é necessário pagar nenhuma taxa para a adesão, mas precisa ser feita até essa data. Quem não fizer, estará sujeito a outro processo de cobrança, podendo chegar às vias judiciais” 

“Ao aderir ao processo de renegociação, ao formalizar e assinar o contrato de repactuação das dívidas, o beneficiário estará recuperando a capacidade de produção.” 

Para renegociar a dívida, o agricultor ou a associação produtiva deve procurar o Banco do Nordeste ou Banco do Brasil e manifestar a vontade. Os benefícios fazem parte das novas condições de financiamento do Programa anunciadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 

Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!