Páginas

segunda-feira, março 11, 2013

Henrique anuncia realização de obras do Governo Federal para RN


Henrique anunciou a duplicação da BR-304, a obra da Reta Tabajara, a retirada dos tanques de Natal e o “Brasil Mais Seguro”. Foto: José Aldenir
O deputado federal Henrique Eduardo Alves, do PMDB, nem bem sentou na cadeira de presidente da Câmara Federal – está lá há apenas 34 dias – e já pôde contar para os conterrâneos algumas conquistas alcançadas pelo trabalho de articulação em Brasília. Bom, pelo menos foi isso que ele fez durante o evento organizado em sua homenagem por federações potiguares, na noite desta sexta-feira (8), no Boulevard, em Natal. Na ocasião, Henrique anunciou quatro importantes medidas para o Estado.

A última delas a ser anunciada, talvez a mais importante, foi a duplicação da BR-304, que liga Natal a Mossoró. A obra, orçada em R$ 1 bilhão, por meio das articulações de Henrique, terá seu projeto licitado em, no máximo, 15 dias depois da aprovação do orçamento de 2013 do Governo Federal – marcado para ir a votação na Câmara na próxima terça-feira (12).

Outra conquista de Henrique para o RN também está relacionada à segurança nas rodovias e condicionado a aprovação do orçamento: a duplicação da Reta Tabajara. “Em dez dias vão licitar a obra pelo PAC (Projeto de Aceleração do Crescimento), sendo aprovado o orçamento na terça”, afirmou Henrique, ressaltando que essa já é a licitação da obra, e não apenas do projeto, como é o da BR-304. O projeto da Reta Tabajara já foi elaborado e aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit).

Henrique Alves citou ainda que a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, no Rio Grande do Norte, não é apenas para participar da homenagem feita a ele no Boulevard não. O ministro vai também se reunir neste sábado (9), com a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, para assinar a adesão do RN ao programa federal “Brasil Mais Seguro”, outra conquista intermediada por Henrique. “O RN vive uma situação insustentável de segurança que não podemos mais aceitar”, afirmou o presidente da Câmara.

O “Brasil Mais Seguro” é um programa que integra o Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, promovendo ações voltadas para o fortalecimento das fronteiras, o enfrentamento às drogas, o combate às organizações criminosas, a melhoria do sistema prisional, a segurança pública para grandes eventos, a criação do Sistema Nacional de Informação em Segurança Pública e a redução da criminalidade violenta.

Henrique ainda elencou como uma conquista do curto período que está frente à Câmara Federal a promessa da Petrobras de retirar, até 2015, os tanques instalados na região de Brasília Teimosa e Santos Reis. A medida, aliada a doação do terreno, que é da Aeronáutica, poderá viabilizar a construção de um centro cultural e da prática de esportes.



Garibaldi faz cobrança ao primo Henrique: “Não esqueça a reforma da Previdência”

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, do PMDB foi o responsável pelo momento de maior descontração durante os discursos do jantar promovido pelas federações potiguares, nesta sexta-feira, no Boulevard, em Natal, em homenagem ao deputado federal Henrique Eduardo Alves, também do PMDB, recentemente eleito presidente da Câmara Federal. Durante seu momento de oratória, Garibaldi Filho, por exemplo, lembrou as votações das reformas administrativas que o primo, Henrique, terá que conduzir na Casa Legislativa e, apelou, de forma descontraída: não esqueça a da Previdência Social.

“Henrique vai ter que conduzir reformas importantes, como a reforma tributária, e para isso a reunião que fará com os governadores, e a política. E, pelo amor de Deus, não se esqueça do seu primo, mais que isso, seu irmão, não se esqueça da reforma da Previdência Social”, cobrou Garibaldi Filho, que espera uma reformulação da Previdência no Brasil para diminuir do déficit da pasta, uma das mais difíceis do Governo Federal.

Por sinal, além de cobrar de Henrique, Garibaldi também usou o seu discurso para advertir os ministros presentes a cerimônia: “Vocês que já sofrem com as cobranças de Dilma (Rousseff, presidente da República), e eu que o diga, se preparem porque Henrique vai cobrar a cada um que veio aqui o que é melhor para o RN”.

À Rosalba Ciarlini, governadora do Estado, Garibaldi Filho cobrou a apresentação de projetos, pois este é o momento de colocar o RN na rota do desenvolvimento. “Governadora, se tem projetos, bote os debaixo do braço porque você já sabe em que porta bater lá na Câmara Federal”, afirmou Garibaldi Filho, ressaltando que o novo presidente da Casa Legislativa “vai fazer o máximo para que o Estado possa recuperar o tempo perdido em relação à infraestrutura”.



Rosalba Ciarlini garante ter projetos, responde a Garibaldi Alves e divulga prioridades do Estado

A governadora Rosalba Ciarlini pareceu ter sentido a declaração de Garibaldi Filho, no discurso “de improviso”, como o próprio classificou. Por isso, tão logo subiu ao palco para o penúltimo discurso da noite (o último foi o de Henrique), a governadora do Estado afirmou que tem sim projetos para o Estado e vai levá-lo para Henrique, assim como já fez outras vezes.
A governadora, inclusive, lembrou que foi Henrique o primeiro que a levou para uma reunião cokm a presidente Dilma Rousseff, ainda no início de 2011. Falou também do Dia Internacional das Mulheres, e parabenizou algumas das representantes do sexo feminino presentes.

Entre as prioridades do Governo do Estado que serão apresentadas ao presidente da Câmara Federal, estão a duplicação da BR-304, que liga Natal a cidade dela, Mossoró, que foi em seguida confirmada por Henrique Alves em seu discurso.

Rosalba também cobrou a inclusam do Estado na linha da trans-nordestina, importante linha ferroviária que ajudaria no escoamento da produção potiguar pelo Nordeste brasileiro.
Além de político, claros, os presidentes das federações, promotores do jantar de homenagem a Henrique Eduardo Alves também divulgaram prioridades para a gestão do novo presidente da Câmara.

O presidente da Federação da Indústria (Fiern), Amaro Sales, por exemplo, afirmou que entre as necessidades do Estado está a construção do novo porto, que ajudaria de maneira decisiva no escoamento da produção potiguar.

Já o presidente da federação da Agricultura, José Vieira, o importante é o Rio Grande do Norte elaborar projetos para apresentar a Henrique e aproveitar a influência do novo presidente. “Nós não podemos perder esse momento que é fundamental para o Estado e a agricultura. Queremos, assim como todas as outras federações do Brasil, que a agricultura não seja só se subsistência, mas seja também algo rentável, que se traduza em dinheiro para o Rio Grande do Norte”, afirmou Vieira.

Já o presidente da Federação do Comércio (Fecomércio), Marcelo Queiroz, evitou apresentar, neste primeiro momento, uma relação de prioridades para o presidente da Câmara.

“Hoje (sexta-feira), é um momento de homenagem a esse político que vive seu melhor momento na política. Depois, com certeza, iremos nos reunir e discutir prioridades”, afirmou Marcelo Queiroz.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!