Páginas

terça-feira, março 19, 2013

Governadora frustra PMDB e Leonardo Rego será secretário de Recursos Hídricos


Leonardo Rego é nome certo no secretariado
Os planos do PMDB foram frustrados pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM). A legenda não indicará o novo secretário estadual de Recursos Hídricos.

Segundo o blog da jornalista Ana Ruth Dantas, quem vai levar a melhor é o senador José Agripino (DEM) que emplacou o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM), no cargo.

A decisão é carregada de simbologia. Primeiro, porque o PMDB lutava para indicar o ex-deputado estadual Elias Fernandes, que saiu do Departamento de Obras Contra a Seca (Dnocs). Elias é inimigo político do líder do governo na Assembleia Legislativa, Getúlio Rego (DEM), que é pai de Leonardo. Elias esteve no encontro na condição de vice-presidente estadual do partido.

A postura da governadora pode ser interpretada como uma reação às pressões do PMDB que vinha fazendo duras críticas ao governo dela. Nem Rosalba nem Carlos Augusto Rosado foram à reunião de sábado na casa de José Agripino, em Natal, em que foram definidos alguns nomes para serem indicados para o secretariado. O gesto pode ser interpretado como uma forma de esvaziar a reunião, mas interlocutores do governo disseram que o casal quis deixar os aliados mais à vontade na discussão.

Além de Leonardo Rego, da reunião saiu o nome do presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), Júnior Teixeira, para assumir a pasta da Agricultura. Ele recusou o convite e conforme Ana Ruth teria aceitado numa segunda conversa. É indicado do PMDB. Entre a recusa e aceitação de Teixeira, ofereceram o nome de Orlando Procópio (indicado pelo PMDB), mas a governadora o rejeitou mostrando que a última palavra é dela.

Para a pasta da Saúde, o nome indicado era o do diretor do Hospital Varela Santiago, Paulo Xavier Trindade. Ele não aceitou o convite feito no último sábado mesmo com as garantias de autonomia. O diretor do Samu, Luiz Roberto Fonsêca, era o cotado no final da tarde de ontem.

Governo
A reportagem do O Mossoroense fez contato com a assessoria do governo para confirmar as mudanças, mas o secretário de Comunicação, Edilson Braga, estava em reunião. Uma auxiliar dele que atendeu ao telefone não confirmou as mudanças. Leonardo Rego também foi contatado, mas não atendeu ao telefone.

Fafá é esquecida em reforma de secretariado

Em todas as cotações a ex-prefeita Fafá Rosado segue excluída. O nome dela não surge nem via cota da governadora nem através do grupo de aliados que se reuniu sábado para apresentar uma lista de secretariáveis para Rosalba.

Nem mesmo para a Saúde a ex-prefeita de Mossoró é lembrada, mesmo sendo enfermeira. A indicação de Leonardo Rego para a pasta de Recursos Hídricos mede o prestígio da prefeita e seu grupo político. Ele é ex-prefeito de Pau dos Ferros, uma cidade com menos de 30 mil habitantes. Já Fafá governou uma cidade com mais de 260 mil.

Não por acaso, o grupo de Fafá tem demonstrado ansiedade plantando a informação que ela poderá deixar o DEM na mídia que segue as orientações do Palácio da Resistência. A própria ex-prefeita tem alimentado especulações dizendo que poderá migrar para o PMDB, partido em que estreou na política disputando a Prefeitura de Mossoró em 2001.

A legenda está em crise com a governadora Rosalba Ciarlini e tem ameaçado romper.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!