Anualmente, no dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data tem como objetivo chamar a atenção para o papel da mulher na sociedade. Segundo a coordenadora do Centro Feminista 8 de Março (CF8), Conceição Dantas, essa data vem sendo construída ao longo da história da luta das mulheres e tem como objetivo comemorar as conquistas das mulheres e apontar novos desafios a serem buscados.
Segundo Conceição Dantas, que também é militante da Marcha Mundial das Mulheres, ao longo dos anos as bandeiras de lutas das mulheres estão passando por algumas mudanças. No século passado, as mulheres lutavam por liberdade, pelo acesso à educação, ao voto, a espaço no mercado de trabalho. E isso tem mudado ao longo dos anos. Hoje lutamos por mais dignidade, por um tratamento igualitário, inclusive na questão salarial. Porque as mulheres já conquistaram seu espaço no mercado de trabalho, mas recebem salários 30% menores que os pagos aos homens”, explica.
Para comemorar a data, uma série de programações alusivas ao Dia Internacional da Mulher será realizada ao longo de todo o dia. Uma dessas programações é a tradicional entrega do Tributo Ana Floriano, que neste ano chega a sua oitava edição.
Concedida por meio de uma comenda, foi instituído pela Prefeitura de Mossoró, ainda na gestão da prefeita Fafá Rosado, o Tributo Ana Floriano, é uma forma de homenagear mulheres que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade e para a formação de cidadãos.
Nesta edição a homenageada será Maria Zelândia da Silva, mais conhecida como Irmã Zelândia. Freira, natural de Própria/SE, irmã Zelândia, reside a 28 anos em Mossoró.
Irmã Zelândia será homenageada pelo serviço prestado à educação da cidade, através de suas atividades no Colégio Sagrado Coração de Maria, além de sua participação também no campo religioso da cidade. Em 2003 Irmã Zelândia recebeu o título de Cidadã Mossoroense.
A solenidade de entrega do tributo será nesta sexta-feira, às 9h, no Colégio Sagrado Coração de Maria.
CF8 promove ato público
Nesta sexta-feira, integrantes do Centro Feminista 8 de Março (CF8) promoverão uma ação para marcar as comemorações em torno do Dia Internacional da Mulher.
A coordenadora do CF8 afirma que a programação terá início às 8h na Praça dos Hospitais, com uma concentração de mais de 700 mulheres.
A mobilização terá como tema “O mundo não é mercado. Nós mulheres também não”, e tem como objetivo propor o debate junto com a sociedade sobre o que está acontecendo no Nordeste, sobre o domínio dos territórios para grandes projetos e empresas, e também sobre a pressão para legalizar a prostituição, devido à realização da Copa do Mundo.
“Vamos sair em caminhada pelas principais ruas de Mossoró e faremos um ato público na Praça Rodolfo Fernandes, a Praça do Pax, como é mais conhecida. A nossa meta é reunir mil mulheres, mas temos cerca de 700 confirmações de presença”, afirma.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!