Alguns servidores aposentados pela administração direta e indireta do Estado ficaram sem receber seus salários referentes ao mês de fevereiro. Segundo a Secretaria de Estado da Administração e de Recursos Humanos (Searh), a situação é recorrente do não recadastramento desses servidores perante o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern).
Nos meses de novembro e dezembro do ano passado, o Instituto realizou o Censo Previdenciário Estadual, que tem como objetivo, além da atualização da base de dados de previdência, eliminar pagamentos indevidos de benefícios. A atualização cadastral é obrigatória, devendo ser realizada anualmente no mês em que o aposentado faz aniversário.
“Nós fizemos uma divulgação em massa da importância do comparecimento dos aposentados nos dias reservados pelo Ipern para recadastramento. Infelizmente, a informação não chega a todos. Ainda assim, abrimos novas chamadas para que eles pudessem garantir os seus salários. Aquelas pessoas que até agora não compareceram, tiveram seus salários bloqueados”, afirmou o coordenador da folha de pagamento da Secretaria de Estado de Administração, Tiago Cortez.
O recadastramento deve ser feito para que o bloqueio dos benefícios não seja efetuado. O Ipern informa que os servidores aposentados devem comparecer a uma das Centrais do Cidadão, munidos dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e um comprovante de residência. Os que não puderem comparecer aos locais de recadastramento podem fazê-lo através de uma procuração pública, estando a mesma dentro da validade de um ano.
De acordo com José Marlúcio Diógenes Paiva, presidente do Ipern, quem não compareceu nos últimos prazos estabelecidos, ainda tem como reverter a situação. “Nosso objetivo não é prejudicar as pessoas, mas sim atualizar o cadastramento do sistema. O aposentado que não comprova sua existência, certamente tem seu benefício bloqueado, pois não temos como comprovar por eles. Mas no dia em que o aposentado nos procurar, e atualizar o cadastramento, terá seu pagamento efetivado”, disse.
Os beneficiários devem procurar a sede do Instituto e levar documentação pessoal para atualização dos dados. Após a regularização cadastral, a expectativa é que com 15 dias a quantia seja depositada.
Reprodução Cidade News Itaú
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