Páginas

segunda-feira, fevereiro 18, 2013

UnP lança novos cursos de nível Superior e Técnico


As férias acabaram oficialmente para a comunidade estudantil, que hoje retoma a rotina de aulas, trabalhos, provas e projetos em escolas e universidades. Para recepcionar os alunos no início deste novo semestre, a Universidade Potiguar (UnP) está organizando uma Aula Magna, com algumas surpresas para os acadêmicos. A solenidade de abertura do semestre 2013.1 será realizada hoje, às 18h, na Unidade da avenida Engenheiro Roberto Freire, e contará com a presença do corpo docente, alunos e representantes de diversas instituições da sociedade civil ligadas à formação profissional e à economia do Estado do Rio Grande do Norte.

No evento, será proferida uma palestra pelo professor Gláucio Bezerra Brandão, coordenador de projetos no Senai/RN e Doutor em Engenharia Elétrica, com o tema ‘O Papel da Inovação no Desenvolvimento do Rio Grande do Norte’. Além da palestra, alunos calouros e veteranos da UnP receberão as saudações da reitora Sâmela Gomes, que apresentará os novos projetos e perspectivas da entidade estudantil para o ano letivo que se inicia.

Entre as grandes novidades que serão anunciadas no evento está o lançamento dos novos cursos de nível superior de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção e Biomedicina, além dos cursos de nível Técnico, que são o grande investimento da Universidade no momento, com os cursos de Radiologia, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Automação Industrial, Edificações, Eletroeletrônica, Manutenção e Suporte de Informática, Segurança no Trabalho e Redes de Computadores.

De acordo com a reitora da UnP, Sâmela Gomes, a decisão de aumentar a oferta de cursos técnicos e de engenharias partiu da grande demanda e necessidade desse mercado no momento atual da economia brasileira. “Em uma economia diversificada, como a do Brasil, existem as carreiras tradicionais, ocupadas por pessoas com graduação em nível superior e também os subempregos. Entre eles existem as carreiras intermediárias, de nível técnico, que estão ganhando força nos últimos anos, com boas ofertas de emprego nas mais diversas áreas, e se tornando mais atrativas, com bons salários, categorias mais firmadas e, por isso, ofertas de empregos de nível técnicos aumentam cada vez mais”, afirma a reitora Sâmela Gomes.

As aulas dos novos cursos da UnP iniciaram hoje e a demanda atendeu às expectativas da universidade, que antes de lançá-los realizou pesquisas estatísticas e de mercado para ver  as principais necessidades e oportunidades para formação técnica e superior nos cursos que foram selecionados para compor a grade.

Para a reitora Sâmela Gomes, com o lançamento de novos cursos,  o ano de 2013, marca uma nova etapa de desenvolvimento e crescimento da Universidade, que irá beneficiar não apenas os alunos, mas a sociedade em geral. “Lançar um curso é algo que requer muita responsabilidade e é preciso analisar uma série de elementos, pois além de formar um aluno, precisamos ver as possibilidades, saber se depois eea vai ter uma área para atuar, se terá boas oportunidades de emprego, e não ficar apenas com um diploma embaixo do braço, sem perspectiva de mobilidade social. Para isso, fizemos uma pesquisa em duas vertentes, uma sobre as tendências da cada área, em termos de emprego e renda, e a segunda referente às pessoas interessadas nessa área. Um dos nossos pilares estratégicos é a empregabilidade. E preparamos os nossos professores para que possamos formar nossos alunos para atuarem e participarem do desenvolvimento econômico do nosso Estado, região e país”, disse Sâmela Gomes.

Atualmente, a Universidade Potiguar possui cinco unidades, sendo uma em Mossoró, e as demais e Natal, dividindo nelas, as sete Escolas do Conhecimento da UnP, nos segmentos de Comunicação e Artes, Gestão e Negócios, Hospitalidade, Educação, Engenharias e Ciências Exatas, Saúde e Direito.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!