Quem procura o posto de atendimento do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (ITEP) que funciona na Central do Cidadão em Mossoró, para fazer a 2ª via da Carteira de Identidade, além de enfrentar longas filas e falta de estrutura adequada para comportar a demanda diária do órgão, precisa esperar cerca de dois meses para receber o documento.
Em conversa com a reportagem do Jornal DE FATO, usuários e funcionários do órgão confirmaram o problema que vem se arrastando há vários meses.
Os funcionários do órgão que pediram para ter suas identidades preservadas, afirmaram que estão sobrecarregados, já que para atender a demanda diária, cada turno de atendimento deveria contar com cinco funcionários, mas atualmente o setor conta com apenas dois servidores por turno.
“O setor deveria ter dez funcionários, sendo cinco para cada turno. Mas, tem só dois funcionários de manhã e dois de tarde. É regime de escravidão, só sabe quem está aqui dentro. Só não é pior porque alguns servidores da central do cidadão ajudam no agendamento de atendimento”, declara uma funcionária da central do cidadão que também preferiu não ser identificada.
Segundo informações dos funcionários, os usuários estão tendo que esperar mais de dois meses para fazer a 2ª via da carteira de identidade, enquanto o tempo normal de espera é de apenas 15 dias. Ainda de acordo com funcionários, o tempo de espera chegou a ser maior do que o registrado hoje. Eles afirmaram que alguns atendimentos estavam sendo agendados para maio, mas foram antecipados abril.
Uma das usuárias que estavam no local, a cabeleireira Perla Quirino, disse que deu entrada no processo para retirar a 2ª via da Carteira de Identidade em dezembro e só recebeu o documento nesta quarta-feira, 27 de fevereiro.
“A minha sorte é que eu estou apenas renovando meus documentos. Quem precisa da Carteira de Identidade com mais urgência pode ter problemas devido à demora”, afirma.
O De FATO procurou o diretor do Itep, em Mossoró, Valentim Marinho, para saber o que está provocando toda essa demora na emissão de documentos. No entanto, Valentim afirmou que não pode falar pelos assuntos relacionados ao Itep, por ser de competência do Diretor Geral do órgão, José Nazareno.
A reportagem também tentou contato com José Nazareno, mas foi informada por uma secretária que ele estaria em reunião em outro órgão e pediu que a equipe voltasse a ligar hoje à tarde.
Reprodução Cidade News Itaú
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