No próximo dia 15 de fevereiro, um pequeno asteroide vai atravessar o anel geoestacionário da Terra, região onde ficam os satélites de comunicação e de previsão do tempo, chegando perto do nosso planeta.
A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) afirma, no entanto, que a trajetória do objeto é bastante conhecida e não há nenhum risco de colisão com a Terra, apesar de ser a primeira vez que um corpo deste tamanho chega tão próximo.
Catalogado como 2012 DA14, o asteroide tem poucas chances de atingir até mesmo os equipamentos meteorológicos e de comunicação ao redor do planeta. Com 45 metros de diâmetro, ele vai passar a 27,7 mil quilômetros de distância, longe da região onde estão os satélites (a 35,8 mil quilômetros acima da superfície) e as espaçonaves (a Estação Espacial Internacional, por exemplo, orbita a cerca de 386 quilômetros de altitude).
Segundo a agência, o ponto de maior aproximação do asteroide será sobre o Oceano Índico, perto de Sumatra, na noite do dia 15 de fevereiro (às 17h24, no fuso horário de Brasília), distante a 27.650 quilômetros. Durante as 33 horas que estiver próximo da Terra, o 2012 DA14 será visível em algumas regiões da Ásia, da Europa e da África, mas apenas com binóculos e telescópios.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!