quinta-feira, janeiro 24, 2013

Sen. Georgino Avelino/RN » Praga do Cajueiro se Espalha pelo Litoral Sul Potiguar


Folhas de cajueiro atacadas pela mosca branca

Com o registro fotográfico do Blog “Senador Georgino Avelino – Minha Cidade”, editado por Marcone Pedro e Fabiana Nascimento, foi constatada presença da “mosca branca”, uma praga que está infestando os cajuais, naquele município do litoral sul do Rio Grande do Norte.

Em áreas rurais do município de Senador Georgino Avelino, o líder adventista José Edson identificou várias plantas atacadas e afirmou a necessidade de providências por parte dos órgãos responsáveis para evitar a propagação da praga para áreas peri-domiciliares.

Líder religioso mostra plantas atacadas pela praga

Durante visita ocorrida nos primeiros dias de 2013 a presidente da Câmara Municipal de Senador Georgino Avelino, vereadora Lenice Ferreira Lins, o médico psiquiatra sanitarista Epitácio Andrade e o engenheiro agrônomo Lindomar Izídio de Lima informaram sobre o início de uma incursão exploratória a áreas infestadas pela mosca branca do cajueiro no litoral sul potiguar e alertaram para o grande risco de se encontrar no município a contaminação de plantas pela praga, ressaltando que era necessário deixar a secretaria municipal de agricultura e o escritório local da EMATER, em sobreaviso, para a tomada de providências.

Agrônomo Lindomar Izídio e Vereadora Lenice Lins

Como a infestação dos cajueiros pela mosca branca acarreta drástica diminuição de sua produtividade, gera-se outro problema para a população georginense que é escassez da fonte alimentícia representada pela colheita do caju.

Caju – Fonte de alimento ameaçada

Além de Senador Georgino Avelino, os pesquisadores Lindomar Izídio e Epitácio Andrade já constataram a infestação pela mosca branca do cajueiro em Tibau do Sul e noutros municípios do litoral sul potiguar.

Texto: Dr. Epitácio de Andrade Filho

Reprodução Cidade News Itaú via Sargento Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!