O Diário Oficial desta quarta-feira publicou o calendário de licenciamento anual de veículos para este ano. Os proprietários de veículos com placa de final 0 e 9 terão até o dia 30 de junho para vistoria. Já as placas com finais 8 e 7, até 31 de julho; 6 e 5, até 31 de agosto; 4 e 3 até 31 de setembro; e 2 e 1 até 31 de outubro.
Antes de marcar a vistoria, o motorista terá que pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). As guias para a quitação do tributo estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira, dia 14, nos sites www.bradesco.com.br, www.fazenda.rj.gov.br e www.detran.rj.gov.br.
O Detran lembra que o licenciamento anual só poderá ser realizado após o pagamento integral dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas.
Assim como em 2012, quem comprou carro zero km com capacidade para até cinco passageiros e para uso particular não terá que passar pela vistoria este ano a fim de obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Nesse caso, será preciso agendar a retirada do documento pelo site www.detran.rj.gov.br ou pelos telefones 3460-4040, 3460-4041 (região metropolitana) e 0800-020-4040 (interior).
O CRLV pode ser obtido num dos postos do Detran da capital e por outras 27 cidades do estado, como Niterói, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nilópolis e Petrópolis. Apesar de os donos de veículos zero km estarem liberados da vistoria, eles devem retirar o CRLV de 2013 dentro dos mesmos prazos estipulados para os demais motoristas.
Pagamento do IPVA começa no dia 23
O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2013 começa no dia 23 de janeiro, prazo máximo para donos de veículos com placa terminada em zero quitarem a primeira parcela ou pagarem o valor à vista. Na comparação com o ano passado, o tributo ficará, em média, 5% mais barato, considerando todos os veículos. A redução é motivada pela desvalorização do preço dos carros usados, ocorrida em todo o país. O Rio, no entanto, não tem o percentual mais atraente para o contribuinte. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o valor do IPVA 2013 será 12,8% menor, em relação ao ano anterior. No Paraná, o índice é 11,4%. e, em Minas, 11%.
Quem optar pelo pagamento da cota única do IPVA terá um desconto menor este ano. No lugar dos 10% concedidos nos anos anteriores, o abatimento será de apenas 8%. A Secretaria estadual de Fazenda explicou que a mudança ocorre por conta da redução da taxa básica de juros, a Selic (hoje em 7,25%), que serve de parâmetro para o percentual.
Fonte: O Globo/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!