O Ministério da Agricultura informou nesta quarta-feira (23) que outros dois países suspenderam a compra de carne bovina do Brasil.
Qatar e Bielorrússia informaram oficialmente ao governo que após a confirmação de um caso "não clássico" do mal de vaca louca (encefalopatia espongiforme bovina, conhecida também como EEB) no Paraná, em 7 de dezembro, o comércio de carne bovina com o país foi suspenso.
No total, 12 países já suspenderam a importação do produto brasileiro: Japão, China, África do Sul, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Taiwan, Peru, Bielorrússia e Catar (de todo o Brasil); Líbano e Jordânia (somente do Paraná); e Chile (somente farinha de carne e de osso).
Segundo o ministério, esses países representaram menos de 5% das exportações de carne bovina em 2012, portanto, a balança comercial da pecuária brasileira não deve ser afetada.
O Ministério informou que ações para esclarecer aos países que impuseram a suspensão do comércio brasileiro estão em curso e que a carne bovina nacional não apresenta riscos à saúde.
Ainda este mês, nos dias 26 e 27, uma comitiva técnica do ministério irá para Teerã, no Irã, com o intuito de apresentar esclarecimentos.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!