quarta-feira, janeiro 30, 2013

Agentes penitenciários preparam protesto no RN e restante do Brasil




Os agentes penitenciários estaduais e federais realizam amanhã parada de advertência contra o veto presidencial do Projeto de Lei que concederia porte legal de arma de fogo para a categoria. Caso a decisão não seja revertida, os responsáveis pelo funcionamento dos presídios e cadeias públicas do Brasil ameaçam entrar em greve por tempo determinado.

No Rio Grande do Norte, os protestos serão realizados no presídio federal de Mossoró, no Complexo Penal Estadual Agrícola Doutor Mário Negócio, também em Mossoró, e no Presídio Estadual Raimundo Nonato, em Natal.

No geral, os agentes irão suspender os serviços básicos, como visita, banhos de sol, dentre outros. Serão mantidas as atividades essenciais, de acordo com Wilma Batista, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (SINDASP/RN). Caso um preso precise de atendimento médico ou receba alvará de soltura, não haverá problemas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais (SINDASPF) no RN, Herberton Paes, a principal queixa da categoria é relacionada ao veto do projeto que daria o porte ilegal à categoria.

Willma cita que, além da questão do porte, eles cobram mais investimentos do Ministério da Justiça. Querem, por exemplo, que seja criada uma política especial de defesa para os agentes penitenciários estaduais, e que o próprio MJ dê mais assistência aos governos estaduais, forçando-os a investir nas prisões.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!