sexta-feira, dezembro 28, 2012

Tempestade de neve cancela 700 voos no nordeste dos EUA



Uma forte tempestade de inverno, responsável por ventos, neve, tornados e acidentes de trânsito, atingiu o nordeste dos Estados Unidos nesta quinta-feira (27), cancelando centenas de voos, mas também revivendo o que vinha sendo uma temporada de esqui sem neve.
A tempestade lançou 30 centímetros de neve sobre partes do país, com a nevasca mais pesada caindo no norte de Nova York e por toda a região da Nova Inglaterra, divulgou o Serviço Nacional de Meteorologia.
O Serviço Nacional de Meteorologia divulgou alertas de tempestade de inverno para partes da Pensilvânia, Nova Jersey, Nova York e Nova Inglaterra, e alertas de inundações costeiras de Long Island, em Nova York, até o sul do Maine.
As empresas aéreas cancelaram perto de 700 voos na quinta-feira, depois que 1.500 voos foram cancelados na quarta-feira, segundo a FlightAware.com, um site que rastreia voos.
Alguns voos para e de três principais aeroportos na área da cidade de Nova York --Newark Liberty International, John F. Kennedy International e LaGuardia-- sofreram atrasos devido ao clima, disse a Agência Federal de Administração.
O serviço meteorológico previu 30 a 46 centímetros de neve no norte da Nova Inglaterra, acompanhados por chuva congelante e granizo, criando perigo nas rodovias e nas pistas dos aeroportos.

Morador tenta limpar neve de rua em Pittsburgh, na Pensilvânia, Estados Unidos, nesta quarta-feira (26) (Foto: AFP)

Cerca de 20 a 30 centímetros de neve caíram em Buffalo durante a noite. Neve fraca e granizo persistiram durante as horas da manhã, com mais alguns centímetros caindo em algumas regiões. Antes da neve da noite de quarta-feira, Buffalo estava com 58 centímetros abaixo da média para essa época do ano, disse o serviço meteorológico. "É só uma lembrança de que o inverno está aqui", disse Tom Paone do Serviço Nacional Meteorológico, em Buffalo.
A polícia que patrulha a New York State Thruway, de Buffalo a Albany, relatou cerca de 50 acidentes, a maioria envolvendo carros que derraparam para fora de estradas cheias de neve durante a noite.
O maciço sistema de tempestade jogou neve recorde no norte do Texas e Arkansas antes de varrer o sul do país no dia de Natal, e então seguir para o norte.
O sistema provocou tornados e deixou quase 200.000 pessoas no Arkansas e no Alabama sem energia na quarta-feira.
Um jato da Southwest Airlines derrapou para fora da pista nesta quinta-feira no Aeroporto MacArthur Long Island, cerca de 80 quilômetros a leste da cidade de Nova York, enquanto taxiava para decolar, disse a polícia do condado de Suffolk.
Nenhuma das 134 pessoas a bordo do voo número 4695 para Tampa ficou ferida, disse a polícia.
Esqui e comércio
"É adorável ter uma neve maravilhosa para as crianças brincarem, e eu acho que é o tipo de neve que é boa para fazer fortes e bonecos de neve", disse Katryna Nields, musicista de Conway, Massachusetts, que estava fora de sua casa tirando a neve com uma pá. "É bem o tipo de neve que se quer entre o Natal e o Ano Novo", acrescentou.
A neve também trouxe uma esperança renovada para a recreação de inverno em todo a região e no oeste de Nova York.
Varejistas, ainda na época de compras de Natal, esperavam que as vendas continuassem com os consumidores procurando itens de inverno.
"As pessoas estão lá fora, gastando, de qualquer maneira. O clima pode ativar o que você compra --não se você compra, mas o que você compra", disse o vice-presidente sênior de serviços ao cliente da Planalytics, Evan Gold, que rastreia o clima para negócios, inclusive varejistas.

Fonte: G1/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!