segunda-feira, dezembro 17, 2012

Governo quer aumentar oferta de milho no NE


O Ministério da Fazenda aprovou a prorrogação do prazo das operações de venda de milho em balcão para criadores da Região Nordeste, de 31 de janeiro para 28 de fevereiro, em função da perspectiva de continuidade da seca. A intenção do governo é aumentar a oferta de milho em balcão no Nordeste em janeiro, por meio da remoção de 150 mil toneladas do cereal que estão depositadas em armazéns no Centro-Oeste.

Caso consiga cumprir a meta, o governo irá dobrar a remoção de milho, pois a estimativa para o mês é de transporte de 60 mil toneladas. 

O fluxo de caminhões está normalizado, mas a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) continua enfrentando problemas no destino, por causa da baixa capacidade de descarga nos armazéns, o que gera filas de espera dos motoristas.

Ao longo do ano, o governo enviou para o Nordeste 220 mil toneladas de milho e a previsão até fevereiro é atingir o volume total de 400 mil toneladas. Entre os principais destinos, foram enviadas até agora 72 mil toneladas para o Ceará, 47 mil t para o Rio Grande do Norte e 27 mil t para Pernambuco. O programa atendeu a 173 mil criadores. O volume médio das operações é de 1,2 tonelada.

Abastecimento no RN

Solucionado o problema do transporte do milho de municípios de Mato Grosso para o RN, o abastecimento da ração a preço subsidiado pelo Governo Federal e comercializado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) encontra-se normalizado desde o fim de novembro, segundo a Superintendência Regional do Rio Grande do Norte (Sureg/RN). Em todos os municípios do Estado, estão sendo liberadas as cotas do produto e a previsão é que essa realidade prossiga até março de 2013, segundo a Conab. “O planejamento para o restante do próximo ano já está sendo efetuado”, garantiu o Superintendente João Lúcio. 

Desde janeiro de 2012 até o final de novembro, a Conab já distribuiu em torno de 50 mil toneladas de milho para todo os pontos de venda da Companhia no território potiguar (Natal, Mossoró, João Câmara, Lajes, Umarizal, Currais Novos, Caicó e Assú). Um crescimento de 120% se comparado com o ano passado. No caso de Natal, até novembro, já foram vendidas 16 mil toneladas. Em Mossoró, segundo maior centro urbano do Rio Grande do Norte, o número  de vendas encontra-se na marca das 9,8 mil toneladas. 

A procura pela compra do milho subsidiado pelo governo foi grande, registrando um total de 38 mil atendimentos contando desde janeiro de 2012 até o final de novembro. No mês passado, as Unidades Armazenadoras (UA’s) de Natal e Mossoró atenderam um total de 2,6 mil clientes. O polo de venda da Conab cujo número de atendimentos foi maior em novembro foi o do município de João Câmara, com um total de 1,6 mil produtores rurais contemplados pelo Programa Vendas em Balcão.    

Este ano, houve problemas na distribuição do produto e chegou a faltar milho para alimentação animais em alguns municípios.

Fonte: Tribuna do Norte/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!