Com dois chutes no centro do gramado, a presidente Dilma Rousseff inaugurou, neste domingo, a Arena Castelão, em Fortaleza, o primeiro estádio da Copa do Mundo 2014 a ficar pronto. O local também será usado na Copa das Confederações, em junho de 2013. Na sexta-feira será a vez do Mineirão, em Belo Horizonte ser inaugurado para o Mundial.
Apesar de inaugurado no prazo estabelecido pela matriz de responsabilidade, o Castelão só irá receber seu primeiro jogo de futebol no final de janeiro, provavelmente uma rodada dupla envolvendo o Fortaleza e o Ceará, que jogarão contras adversários da Copa do Nordeste.
Coube à presidente Dilma Rousseff, que acabara de voltar da Europa, cortar a fita de inauguração oficial do novo Castelão. Ela também deu o tradicional pontapé inicial no gramado. Para atender os fotógrafos, Dilma chutou a bola duas vezes.
Após a inauguração, a presidente fez um discurso e exaltou o momento especial de inauguração do primeiro estádio para a Copa do Mundo. Ela ainda lembrou o título mundial conquistado pelo Corinthians diante do Chelsea, em Yokohama, no Japão, neste domingo.
"A inauguração do estádio representa um momento muito especial para o Brasil porque o Brasil é visto com muito mais respeito no exterior. Uma obra entregue nesse momento significa ao mundo inteiro que o Brasil pode ganhar o jogo dentro de campo e também fora dele. E essa inauguração coincide com outra conquista do futebol brasileiro, que foi o título mundial do Corinthians", disse.
Em seguida, teve início o show do cantor Fagner, para cerca de 20 mil pessoas, segundo estimativas dos organizadores. Temendo pouco público na festa, o governador Cid Gomes tentou atrair mais gente para a cerimônia, fazendo uma planfletagem sobre a entrega da obra. Gomes saiu por uma avenida que corta a cidade de Fortaleza, distribuindo convites promocionais a quem passava de carro. Esta foi a terceira blitz do governador para chamar a atenção da população para entrega do primeiro estádio da Copa, entre as 12 sedes oficias escolhidas.
Uma saia justa também marcou o evento de entrega do Castelão. O governador Cid Gomes foi vaiado com veemência ao elogiar Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, e convidar a filha do cartola, Joana, para subir ao palco.
"Gostaria neste momento de agradecer a Ricardo Teixeira. Nunca vou esquecer do apoio que ele nos deu", disse ele, provocando as vaias do público presente no local. O governador ficou desconcertado e finalizou seu discurso logo em seguida.
Prostituição infantil
A área ao redor do Castelão (arena que custou R$ 518,6 milhões) é um dos 73 pontos mais críticos de prostituição infantil e tráfico de drogas de Fortaleza, segundo investigação feita por Comissão de Inquérito da Cãmara Municipal, em 2011. O problema é grave e ainda não foi resolvido na cidade. A pedolifia, exploração sexual comercial de crianças e adolescentes, não está contemplada nos investimentos destinados à Copa 2014: o Ceará receberá cerca de R$ 1,08 bilhão de dinheiro público federal para obras de engenharia e mobilidade urbana, contrastando com o raso orçamento social da região metropolinata de Fortaleza e a pobreza do Sertão (atingido por forte seca em 2012).
Todas as obras de mobilidade urbana estão atrasadas para a Copa das Confederações. Algumas obras da Prefeitura serão entregues até maio e dezembro de 2013.
O maior problema para o governo do Estado é a construção das linhas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que terá cerca de 13 quilômetros e precisa desapropriar mais de 3 mil famílias que moram em suas laterais (ao longo da estrada de ferro da antiga rede federal, hoje operada pela empresa Transnordestina).
Para evitar vandalismo dentro e fora do novo Castelão, o consórcio gestor da arena terá a ajuda de 240 câmeras de monitoramento de torcedores e fiscais internos para ajudar a localização de assentos numerados. O secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, acredita que "os vândalos não são esportistas e precisam ser identifcados e enquadrados legalmente". "Vamos tentar identificar o torcedor no ato da compra dos ingressos" comentou recentemente Feitosa.
O estádio será testado em dois eventos em janeiro e fevereiro de 2013. Depois de abril, a arena será entregue à Fifa até a Copa das Confederações (em junho). Após o evento das Confederações, os clubes locais poderão mandar seus jogos no Castelão, desde que fechem acordo sobre a divisão da bilheteria.
Depois do Castelão, o Mineirão (em Belo Horizonte) será o próximo a ser inaugurado na próxima sexta-feira. Pela ordem, o Maracanã (Rio de Janeiro) será o primeiro a ser entregue em 2013; depois os estádios da Fonte Nova (Bahia), Recife, Brasília entrarão na lista das sedes prontas até abril, quando deverão ser entregues à Fifa, já prontos para a Copa das Confederações.
Fonte: Uol Copa do Mundo/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!