Apesar dos esforços significativos por parte das autoridades, profissionais da saúde estão hesitantes em se vacinar ou vacinar os pacientes contra a gripe.
Não, isto não acontecendo no Brasil, mas na Suíça. Afinal deve-se ou não se vacinar contra a gripe sazonal?
A pergunta está ressurgindo mais uma vez neste outono europeu para os profissionais da saúde e as pessoas que ainda estão hesitantes em tomar a agulhada.
Na Suíça, a campanha mantida pela Secretaria Federal de Saúde Pública (OFSP, na sigla em francês) nos últimos 9 anos é destinada principalmente às pessoas que têm um risco maior de complicações decorrentes de contaminação e àquelas que estão em contato regular com essas pessoas.
De acordo com um estudo da Universidade de Zurique, a vacinação das pessoas em risco diminuiu significativamente ao longo da última década.
Enquanto em 2006/2007 mais de 60% das pessoas com mais de 65 anos haviam se vacinado contra a gripe, no inverno europeu de 2010/2011 a taxa caiu para menos de 50%.
Os objetivos também não foram alcançados em relação ao pessoal da área de saúde.
“É muito difícil convencer os profissionais da área da saúde, seja em instituições para idosos ou nos hospitais, de se vacinar por solidariedade”, diz Claire-Anne Siegrist, presidente da Comissão Federal de Vacinação.
Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!