- Rua de Belém amanhece pintada nas cores do Paysandu no dia do acesso à Série B
Cinco anos, onze meses, 15 dias e 77 jogos depois de ser rebaixado para a terceira divisão, o Paysandu conseguiu o direito de retornar à Série B do Campeonato Brasileiro. O acesso veio na derrota para o Macaé por 3 a 2. O time paraense venceu o jogo da ida por 2 a 0.
Será a primeira vez em todo esse tempo que a região Norte terá um representante entre as 40 principais equipes do país. A região era a única sem times nas duas primeiras divisões do futebol brasileiro.
O gol que definiu o acesso foi simbolicamente marcado pelo volante Vanderson, capitão do time e único remanescente de sua fase de ouro. No começo dos anos 2000, o volante ajudou o Paysandu a vencer a Série B de 2001 e participou da campanha da Libertadores em 2003.
Outra figura importante do acesso e autor do primeiro gol bicolor foi o jovem lateral Yago Pikachu, principal revelação das categorias de base nos últimos anos.
Agora, o Paysandu continua também na briga pelo título da Série C, que seria o sétimo do Estado do Pará em campeonatos brasileiros.
A cidade de Belém, que acordou com o barulho de fogos de artificio desde as primeiras horas do dia, se pintou toda em azul celeste e branco. Os torcedores se concentraram na região portuária para uma festa que deve virar a madrugada.
O acesso veio depois de uma campanha irregular e de um sufoco enorme e inesperado em Macaé.
A equipe paraense podia até perder na volta que ainda se classificaria. Mas um gol do Macaé nos primeiros minutos da partida fez os torcedores temerem a repetição de recentes fracassos.
No segundo tempo, o Macaé chegou a estar ganhando por 3 a 1 e ficou a um gol de garantir a classificação, já que precisava reverter a vantagem bicolor de ter marcado gols fora de casa.
Mas o tento salvador de Vanderson garantiu a volta da região Norte à segunda divisão. E manteve vivo o sonho do Paysandu de retornar à Série A em 2014, ano de seu centenário.
Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!