O escritor potiguar Raimundo Soares de Brito morreu nesta terça-feira aos 92 anos. O velório será realizado em Natal e o sepultamento em Mossoró, segundo informou a família, que ainda decide pelos locais.
A Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto emitiu nota na tarde desta terça-feira (27) lamentando a morte do escritor potiguar Raimundo Soares de Brito, Raibrito.
"Raimundo Soares de Brito, popularmente conhecido como Raibrito, foi uma dos grandes expoentes da literatura potiguar, tendo escrito 50 títulos e ocupado a cadeira número 4 da Academia Mossoroense de Letras.
Do seu hábito de colecionador, reuniu recortes de jornais, documentos históricos, catalogando-os e preservando parte viva da história contemporâneo do Rio Grande do Norte.
De suas pesquisas nasceu um dos mais importantes registros sobre as ruas da cidade de Mossoró, o livro Ruas e Patronos de Mossoró.
Ao longo de seus 92 anos de história, foi um escritor de raros dotes e pesquisador autodidata, tendo entre suas grandes contribuições a criação da maior hemeroteca do Estado, o acervo virtual Raibrito, com o apoio da Petrobrás e do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP).
Além de ter sido sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, sócio-efetivo do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), sócio-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN).
Em 1995, foi homenageado com o título Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e, em 1997, com o diploma Amigo da Cultura.
Sua trajetória evolutiva foi um testemunho de independência cognitiva, que ficará de exemplo para as próximas gerações".
Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!