Páginas

terça-feira, novembro 20, 2012

Jacaré com mais de 4 metros é capturado em porto de Manaus


Jacaré foi levado ao Inpa em um caminhão com plataforma

Um jacaré de mais de quatro metros foi capturado em um porto de Manaus na manhã desta terça-feira (20). O animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com informações da Superintendência de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), o jacaré foi visto por um piloto de uma pequena embarcação, que com a ajuda de outros dois homens deteve o bicho a cabos e acionou os órgãos. 

Transportadores de turistas já haviam avistado o animal antes.


O réptil estava a 70 metros da orla do Porto do Ceasa, localizado na Zona Leste. Após ser resgatado, o jacaré da espécie Açu foi levado em um caminhão com plataforma para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), na Zona Centro-Sul.

Veterinários do Inpa fizeram uma triagem no animal e identificaram medida [aproximadamente 4,5 m], peso [em torno de 270 kg], idade [30 anos] e espécie. Durante ‘check up’, a equipe verificou que o réptil estava estressado. Durante a locomoção dele, jatos de água foram lançados no animal para aliviar o calor.

O jacaré é mantido em um espaço aquático reservado aos crocodilianos. Existe a possibilidade de o animal ser encaminhado para outra reserva para estudo e apresentação ao público.


Primeira vez

A SNPH informou que não havia nenhum registro de captura de um animal desse porte no porto do Ceasa. Segundo relatos de trabalhadores do porto, é a primeira vez que um animal deste porte foi capturado nesta margem do rio. Eles contaram às equipes de resgate que é comum a existência de jacarés do tamanho do capturado em comunidades da zona rural. 

Fonte: A Crítica/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!