Um jacaré de mais de quatro metros foi capturado em um porto de Manaus na manhã desta terça-feira (20). O animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com informações da Superintendência de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), o jacaré foi visto por um piloto de uma pequena embarcação, que com a ajuda de outros dois homens deteve o bicho a cabos e acionou os órgãos.
Transportadores de turistas já haviam avistado o animal antes.
O réptil estava a 70 metros da orla do Porto do Ceasa, localizado na Zona Leste. Após ser resgatado, o jacaré da espécie Açu foi levado em um caminhão com plataforma para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), na Zona Centro-Sul.
Veterinários do Inpa fizeram uma triagem no animal e identificaram medida [aproximadamente 4,5 m], peso [em torno de 270 kg], idade [30 anos] e espécie. Durante ‘check up’, a equipe verificou que o réptil estava estressado. Durante a locomoção dele, jatos de água foram lançados no animal para aliviar o calor.
O jacaré é mantido em um espaço aquático reservado aos crocodilianos. Existe a possibilidade de o animal ser encaminhado para outra reserva para estudo e apresentação ao público.
Primeira vez
A SNPH informou que não havia nenhum registro de captura de um animal desse porte no porto do Ceasa. Segundo relatos de trabalhadores do porto, é a primeira vez que um animal deste porte foi capturado nesta margem do rio. Eles contaram às equipes de resgate que é comum a existência de jacarés do tamanho do capturado em comunidades da zona rural.
Fonte: A Crítica/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!