quarta-feira, outubro 03, 2012

Ufersa descobre doença rara em perus


Eduardo Mendonça
Doença vem sendo tratada por especialistas da Ufersa
A morte súbita de perus na zona rural de Mossoró originou a descoberta de uma doença rara durante pesquisa realizada pelo Laboratório de Patologia Animal da Universidade Federal Rural do Semiárido. A Histomoníase foi diagnosticada nos animais após exames realizados para compreender a causa e os mecanismos da doença, que também apontaram o tratamento específico a ser seguido.

Provocada pelo protozoário Histomonas meleagridis, a histomosíase possui poucos relatos na literatura da medicina veterinária brasileira, também sendo desconhecida pelos criadores, que usualmente a confundem com outras enfermidades que possuem sintomas semelhantes como a perda de peso, fezes amareladas, ausência de apetite e apatia do animal. 

A partir do diagnóstico, os pesquisadores do laboratório revisaram os casos existentes na literatura para investigar os tratamentos já realizados. “Como essa doença também é pouco conhecida pelos médicos veterinários, pesquisamos na literatura e encontramos trabalhos experimentais americanos nos quais foram testados vários medicamentos e os melhores resultados encontrados foram com o uso da substância Metronidazol”, afirmou o bolsista do laboratório e aluno do curso de Medicina Veterinária da UFERSA, Roberio Gomes Olinda.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!