A artilharia turca bombardeou nesta quarta-feira (17) o território sírio em represália pelo lançamento por parte dos sírios de um projétil de obus que impactou a poucos metros da fronteira, já em solo turco.
Segundo informou em seu site o escritório do governador da província turca de Hatay, o projétil sírio caiu a três metros da fronteira e a cerca de 150 metros de um povoado de Hacipasa, sem causar vítimas nem danos materiais, mas incendiando o local onde caiu.
Seguindo as regras de entrada em combate, que preveem abrir fogo em direção ao ponto de onde partiu o disparo, as forças fronteiriças turcas efetuaram um bombardeio, detalhou o comunicado.
Nas últimas semanas, várias bombas caíram na mesma área de Hacipasa, na faixa oriental da província de Hatay, enquanto outros impactaram perto de Akçakale, na província de Sanliurfa, onde no dia 3 de outubro morreram cinco pessoas atingidas por um projétil similar.
Desde então, a Turquia deu a ordem para responder qualquer disparo que alcance seu território. Fontes do governo indicaram à Efe que esta tática conseguiu afastar os combates da fronteira.
Embora este seja o primeiro projétil em mais de uma semana, a tensão segue alta e na sexta-feira dois caças F-16 turcos se aproximaram da fronteira para intimidar um helicóptero sírio que supostamente bombardeava unidades rebeldes.
Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!