A empresa “Apito Promocional” que, em parceria com o Corinthians, sorteava viagens ao Japão para o Mundial de Clube, anunciou o fim oficial da promoção. O site da empresa foi tirado do ar e, no lugar, foi publicada uma página na qual a empresa informa a suspensão das ações.
“Por razões operacionais [...] a compra de adesivos e o consequente cadastramento na promoção ficaram prejudicados e, portanto, suspensos”, disse a empresa, que ainda está devendo cerca de R$ 1 milhão ao Corinthians.
A “Apito Promocional” ocupou o espaço mais nobre da camisa corintiana em troca de R$ 1,5 milhão, mas o retorno ficou abaixo do esperado e a promoção foi cancelada. O clube também tirou a marca da empresa da camisa e negocia o pagamento do valor prometido, mas não descarta entrar na Justiça.
Procurado pela reportagem, o diretor jurídico do Corinthians, Luis Alberto Bussab eximiu o clube de responsabilidade sobre o cancelamento da promoção. "É como se você tivesse uma promoção na camisa do Corinthians para sortear um automóvel, e esse automóvel vem com defeito. Não sinto, salvo melhor juízo, que o Corinthians tenha alguma responsabilidade sobre isso."
De acordo com o Procon, o clube pode sim ser responsabilizado caso os torcedores não consigam o ressarcimento do valor pago pelos cupons. "Se os consumidores tiverem algum problema de receber pela empresa, podem vir a pleitear a restituição diretamente do Corinthians", afirmou Márcio Marcucci, diretor de fiscalização do órgão de proteção ao consumidor.
"Se a empresa sumir do mercado e não tiver condição de reembolsar todo mundo, o Corinthians pode ser responsabilizado."
Na internet, torcedores que esperavam participar dos sorteios demonstraram indignação.
“Ganharam dinheiro e sumiram do mapa”, protestou um usuário do Orkut. “Procon neles”, afirmou outro.
Para participar dos sorteios, o torcedor precisava comprar adesivos que davam direito a cupons. A empresa informa que, “em respeito a seus consumidores”, devolverá o dinheiro pago pelos adesivos àqueles que se sentirem lesados.
Para isso, o consumidor deverá mandar um e-mail aos organizadores.
Um dos sorteios já havia sido feito, e os cinco vencedores, poderão viajar mesmo com o cancelamento da promoção, informa a mensagem postada no site. A promessa era que até 130 pessoas seriam contempladas com viagens.
A promoção também oferecia carros e motos a quem participasse.
A reportagem tentou contato por e-mail com a empresa, mas não teve resposta.
Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
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