Para boa parte da população só resta o pesadelo de conviver com a intermitência de água, para outros, é a oportunidade de reinventar soluções para poupar os recursos que ainda estão disponíveis. Segundo a ONU, quando a capacidade hídrica é inferior a 1.500m³ habitante/ano já devemos entrar em estado de alerta. O que fazer então, com as bacias que compõem Piracicaba-Capivari-Jundiaí (PCJ) em São Paulo? Nelas, a disponibilidade hídrica é de 400m³/habitante/ano.
Dados como este e o crescimento populacional desenfreado de determinadas regiões, praticamente obrigaram as empresas a tomarem decisões rápidas. Um passo importante para a manutenção dos recursos hídricos brasileiros aconteceu em Niterói, no Rio de Janeiro, e o que era uma boa prática se tornou lei. Os edifícios construídos com mais de 500m². com consumo igual ou superior a 20m³. de água por dia, terão que ter projetos de sistemas de aproveitamento da água proveniente dos chuveiros, banheiras, tanques, máquinas de lavar e lavatórios de banheiros - conhecida como águas cinzas.
De acordo com dados do Cirra (Centro Internacional de Referência em Reúso de Água), em um prédio é possível economizar pelo menos 40% de água potável e poupar 30% na conta de água com a reutilização de água. Se as pessoas utilizarem a água reciclada para lavar garagem, quintal, veículos e irrigar áreas verdes, a economia pode chegar até 70%.
Mas o velho ditado que "a união faz a força" é mais do que apropriado para os tempos que vivemos. Não podemos mais esperar para tomarmos uma atitude. Todos sabem o quanto é importante economizar, mas, além disso, precisamos buscar soluções sustentáveis para o planeta e valorizar cada vez mais, as empresas que colocam em prática estas ações.
Pesquise, conheça e divulgue os empresários que já tomaram consciência que boas práticas devem ser implementadas o quanto antes. Empresas que aproveitam a água da chuva para fins não potáveis, como rega de jardins e canteiros; descarga de vasos sanitários; lavagem e limpeza geral; reposição de sistemas de ar-condicionado, lavagem de veículos, entre outras merecem o nosso aplauso e reconhecimento.
Fonte: Acqua Brasilis/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!