As gestantes com toxoplasmose, infecção aguda ou pregressa recente devem ser encaminhadas para serviço de atenção especializada em Medicina Fetal para o diagnóstico de possível infecção fetal.
Todos os fetos submetidos a diagnóstico invasivo também devem ser encaminhados para acompanhamento por equipe multidisciplinar após o nascimento, procedendo-se nova pesquisa sorológica pós-natal e avaliação especializada do desenvolvimento neuropsicomotor, considerando as manifestações tardias da doença.
Para os usuários do SUS no Rio Grande do Norte, a referência em tratamento de toxoplasmose é o Centro de Saúde Anita Garibaldi, do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS). O Centro de Saúde Anita Garibaldi está inserido no Sistema Único de Saúde (SUS), respeitando seus princípios e obedecendo as suas diretrizes, exercendo o papel de serviço de referência regional e estadual na prestação de serviços de média e alta complexidade à saúde perinatal.
O Centro de Saúde Anita Garibaldi propõe formar um núcleo assistencial perinatal, de caráter multidisciplinar, voltado à gravidez de alto risco gestacional, com patologias que repercutam na saúde fetal, e às crianças portadoras de complicações neurológicas.
Segundo a coordenadora do Programa Saúde da Mulher da II Ursap, Lúcia Oliveira, a toxoplasmose é a infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, um parasita intracelular que tem, nas células do sistema nervoso central, e dos músculos estriados, as principais localizações dos cistos tissulares, embora possam localizar-se em quase todos os tecidos.
De acordo com a coordenadora “vários animais podem funcionar como hospedeiros intermediários, sobretudo, mamíferos, dentre estes, o homem, mas são nos gatos onde se dá o ciclo sexual de reprodução do parasita.
Fonte: Derfato/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!