O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, acusou Israel e os Estados Unidos de "intimidação" nuclear, nesta quarta-feira (26), em seu discurso na Assembleia Geral da ONU.
"Prevaleceu a corrida armamentista e a intimidação através de armas nucleares ou de destruição em massa por parte dos poderes hegemônicos", disse.
Ahmadinejad disse que seu país está sob ameaça de ação militar de "sionistas incivilizados", em uma clara referência a Israel, mas sem nomear o rival, acrescentando que essas ameaças servem para "submeter" as nações.
O discurso, o último de Ahmadinejad à frente da presidência iraniana, foi boicotado pelos representantes de EUA e Israel.
O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, discursa na Assembleia Geral da ONU nesta quarta-feira (26) (Foto: AFP) |
Durante a fala, diplomatas do Canadá deixaram o recinto.
Questão nuclear
O Irã enfrenta uma crescente pressão internacional por conta de seu programa nuclear. As potências ocidentais afirmam que o país tem a intenção de obter armas atômicas, mas Teerã nega.
Na véspera, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse em seu discurso que seu país fará "todo o necessário" para evitar que o Irã tenha armas atômicas.
Delegação americana deixa a assembleia antes do discurso de Mahmud Ahmadinejad nesta quarta-feira (26) na sede da ONU, em Nova York (Foto: AFP) |
Fonte: G1/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!