A Associação dos Músicos de Itaú Banda Filarmônica José Praxedes Fernandes apresentou tributo aos 100 Anos de Luiz Gonzaga em Itaú na Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores em Itaú. A apresentação foi acompanhada pelos munícipes que tiveram a honra de prestigiar o talento dos jovens itauense que fazem parte da filarmônica e tendo como Maestro Gildásio.
Uma das maiores figuras nordestina da música popular brasileira. O cantor e compositor popular Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o Rei do Baião, divulgou através da sua música o “Sertão Nordestino”, num tempo em que somente a música Sudeste, preponderava nas rádios de todo país.
Sempre acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, declarava o seu amor a sua terra natal, Exu no sertão Pernambucano, levando a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra pelo país. Suas músicas tinham como foco a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra de chão batido – o sertão nordestino – difundindo por todo o país, o baião, o xote e o xaxado. Consagrando, desta forma, o sanfoneiro no cenário musical.
Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros que continuam cantando suas músicas para as gerações contemporâneas. O genial instrumentista e sofisticado inventor de melodias e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião, Asa Branca, Siridó, Juazeiro, Que Nem Jiló e Baião de Dois.
Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!