Páginas

terça-feira, setembro 11, 2012

Conab não tem previsão sobre chegada de milho


Tribuna do Norte
Falta de milho nos armazéns da Conab está prejudicando criadores de gado no RN
Não existe data para que o abastecimento de milho nos armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), no Rio Grande do Norte, seja regularizado. A informação é da própria assessoria de comunicação da Conab em Brasília. Questionado sobre uma solução para os produtores que têm enfrentado dificuldade para alimentar seu gado, com a falta de milho nos armazéns da Conab, o superintendente do órgão no estado, João Lúcio, disse que todas as informações sobre a Conab só poderiam ser oferecias pela assessoria. 
O JORNAL DE FATO entrou em contato com a assessoria e recebeu a informação de que não existe previsão para regularização do abastecimento. “Estamos enfrentando dificuldade em encontrar fretes para o RN, mas na semana passada foi realizado um leilão de frete e o estado vai receber quatro mil toneladas, só não sabemos quando esse milho chegará ao seu destino”, Milena Ciore, da assessoria da Conab. 
Nos últimos dias, produtores estiveram reunidos em frente à superintendência da Conab em Natal, para receber informações sobre o abastecimento de milho no estado, mas não receberam nenhuma informação. 
Os produtores reclamam que os armazéns de Caicó, Mossoró e Assú estão praticamente vazios, a exemplo do que ocorre também em Natal, Umarizal, João Câmara. 
A situação coloca em dificuldade a manutenção do rebanho bovino do Rio Grande do Norte que, a persistir essa situação, pode ser reduzido pela metade até o começo do ano que vem, com graves impactos sobre a produção local. 
Na semana passada, o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite, Marcelo Passos, voltou a criticar a omissão governamental em relação à falta de milho nos armazéns da Conab. “Parece que não estão entendo muito bem as implicações que a falta de insumo trará para um rebanho que já não tem mais há muito tempo volumoso para alimentar os animais que começam a definhar”, comentou.

Novo leilão de frete será realizado no dia 14
A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) fará novo leilão para contratação de frete e remoção do milho do Centro-Oeste para diversos estados no próximo dia 14. A medida foi tomada, tendo em vista a pouca procura de interessados pela oferta feita na última quinta-feira (6).
Apesar da elevação de 15% em média dos preços, apenas quatro dos 37 lotes oferecidos no último leilão foram comercializados, com 0% de deságio: lote 1, de 4.900 toneladas para Palmeiras dos Índios/AL); lote 2, com 1.324 t para Itaberaba/BA; lote 20, com 1.500 t para Herval d'Oeste/SC; e lote 35, com 4.000 t para Mossoró/RN. 
O leilão de hoje tinha por objetivo contratar transporte para a remoção de 116.818 toneladas de milho do Mato Grosso e de Goiás para os estados do Nordeste (AL, BA, PB, PE, PI, RN), do Sul (RS e SC) e do Sudeste (MG e ES). O leilão do dia 14 oferecerá os mesmos lotes, com previsão de novo levantamento de preços. 
A Conab reitera que as dificuldades no transporte do milho decorrem de fatores alheios à vontade da empresa e assegura que todos os esforços estão sendo realizados em busca de soluções rápidas e efetivas, em articulação com os ministérios da Agricultura Pecuária e Abastecimento, dos Transportes, da Fazenda e da Defesa e com os governos estaduais.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!