São Paulo - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá a dez capitais, além de São Paulo, em apoio às candidaturas do Partido dos Trabalhadores (PT) e de aliados antes do primeiro turno das eleições de outubro. A agenda começou a ser definida na manhã desta quinta, em reunião entre o ex-presidente, seus assessores e o secretário nacional de organização do PT, Paulo Frateschi, no Instituto Lula, em São Paulo. Natal, onde o partido lançou o deputado Fernando Mineiro para disputa, não está entre as prioridades.
O partido disputa prefeituras, como cabeça de chapa, em 18 capitais. A maratona de viagens tem início no final deste mês e se estende a setembro. Na próxima semana, o ex-presidente vai se dedicar às gravações para o programa eleitoral dos candidatos.
Lula, que se recupera de um câncer e teve o aval dos médicos para subir em palanques, não vai esperar o fim do julgamento do mensalão em Brasília para pedir publicamente votos para os candidatos petistas. "Ele está doido para viajar e quer ir para todos os lugares. Temos de planejar com cuidado para aproveitar a presença dele ao máximo", disse Frateschi.
O desafio, segundo ele, será compatibilizar sua agenda com a dos candidatos. Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife estão entre os primeiros destinos. A capital de Pernambuco transformou-se em desafio para o PT, depois que o governador e aliado Eduardo Campos (PSB) decidiu lançar candidatura própria alegando demora na definição do nome petista.
O ex-presidente vê-se na obrigação de apoiar seu candidato, o ex-ministro Humberto Costa, mesmo causando desagrado a Campos.
"Temos de colocar o Lula lá com urgência para dar mais corpo à campanha do Humberto", disse Frateschi. No nordeste, está definido que Lula vai também a Fortaleza e Salvador. Se houver tempo, vai a outras capitais. A disputa na capital mineira também preocupa Lula, segundo o secretário. "Tínhamos um acordo com o PSB, mas eles romperam. O ex-presidente vai estar ao lado do nosso candidato, Patrus Ananias”.
No Rio, o Estado em que a aliança entre o PT e o PMDB mais deu resultado, Lula vai apoiar a reeleição do prefeito Eduardo Paes (PMDB), candidato do governador Sérgio Cabral (PMDB). "É um processo importante que estamos consolidando e o ex-presidente faz questão de estar lá"
Na região sul, Lula pretende visitar Porto Alegre, onde o PT lançou Adão Villaverde à prefeitura. O partido não tem candidatos às prefeituras de Florianópolis e Curitiba, embora tenha candidatos a vice nas duas capitais. No centro-oeste, o ex-presidente vai a Goiânia em apoio à reeleição de Paulo Garcia. Cuiabá, onde concorre com o médico Ludio Cabral, também está no roteiro.
"Queremos ir também a Campo Grande onde temos o (candidato) Vander Loubet", disse Frateschi. O PT inclui Manaus na agenda de Lula, embora o partido não tenha candidato à prefeitura na capital amazonense. De acordo com Frateschi, o partido apoia a candidatura de Vanessa Grazziotin (PCdoB). "Além da candidata, que insiste para Lula ir lá, o governador (Osmar Aziz, PSD) que faz parte da nossa frente também pediu".
Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!