Nas semanas que antecederam a famosa “virada” de “Avenida Brasil”, quando Carminha descobre a identidade de Nina e a cozinheira dá início à vingança contra a madrasta, a Globo tomou medidas drásticas contra o vazamento de capítulos.
Como relatou o colunista Flavio Ricco na ocasião, atores da novela passaram a receber os capítulos com cenas faltando, o que causou enorme mal-estar. “Roteiro de gravações com buracos no texto. Tem profissional se sentindo desrespeitado, mas, fazer o quê?”, escreveu Ricco .
Graças a este esforço, a emissora conseguiu manter em segredo muitas das cenas e detalhes da tal virada, que ocorreu a partir do capítulo 100. A audiência, porém, não correrespondeu à expectativa. “Avenida Brasil” manteve os seus bons índices, em torno de 40 pontos, com um ou outro pico, mas não conseguiu superar, na média, a novela anterior, “Fina Estampa”.
Nas últimas semanas, jornalistas, atores e integrantes da equipe técnica da novela notaram uma mudança na política da emissora. O esforço para manter em segredo os próximos capítulos desapareceu. Ao contrário, nunca esteve tão relaxada a circulação de “spoilers”, com informações sobre o que vai acontecer na trama.
Os capítulos de “Avenida Brasil” são entregues pessoalmente aos envolvidos na novela ou por e-mail. Também estão disponíveis, para quem possui um login e uma senha, num site na internet.
Quando quis manter segredo sobre o futuro da trama, a Globo suspendeu o envio dos capítulos por e-mail bem como pela internet, mantendo apenas a entrega pessoal. Há três semanas, voltou a usar os três métodos.
Revistas, jornais e sites que cobrem este assunto já dispõem de detalhes sobre o que vai ocorrer em “Avenida Brasil” nas próximas duas semanas, até o capítulo 138, previsto para ir ao ar no dia 1º de setembro.
Dentro da emissora, muita gente defende a ideia de que a liberação de capítulos futuros para a mídia ajuda a despertar a curiosidade sobre a novela e, em consequência, elevar a sua audiência. Resta ver se essa nova política vai funcionar.
Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!