O furacão Isaac perdeu força e voltou a ser uma tempestade tropical na tarde desta quarta-feira (29), segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA.
O centro da tempestade está localizado a 80 quilômetros oeste-sudoeste de Nova Orleans, no Estado da Louisiana, com ventos de cerca de 110 quilômetros por hora, segundo o centro.
O fenômeno deve continuar se enfraquecendo ao longo das próximas 48 horas.
Isaac tocou a terra nesta terça-feira (28) no sudeste da Louisiana, que se encontra em estado de emergência, a uma velocidade de 128 km/h.
A tempestade tropical Isaac se fortaleceu e virou um furacão de categoria 1 perto da costa sul dos Estados Unidos nesta terça, enquanto rumava em direção à terra firme.
Por volta das 10h no horário local, o centro do furacão estava a 8 km a leste da cidade de Houma, e cerca de 80 km de Nova Orleans.
Em Nova Orleans, as ruas estavam quase vazias, inclusive no velho bairro francês onde poucas pessoas permaneciam em alguns bares ainda abertos na cidade, que foi o berço do jazz.
Sob trombas d'água e fortes ventos que anunciam a proximidade do furacão, muitos de seus habitantes protegeram as janelas de suas casas e armazenaram alimentos.
Diques funcionaram
O sistema anti-inundação construído em torno de Nova Orleans depois da passagem do Katrina, que devastou a cidade em 2005, está resistindo ao avanço de Isaac, assegurou nesta o corpo de engenheiros do exército americano.
"Temos confiança no sistema, que reage como deveria", disse o grupo em um comunicado, enfatizando que os diques que ficaram submersos no condado de Plaquemines (Louisiana) devido às chuvas provocadas por Isaac não fazem parte da rede construída pelo estado federal depois da passagem do Katrina.
Depois de uma inundação repentina provocada por Isaac, os habitantes do condado de Plaquemines, no litoral da Louisiana, ao sul de Nova Orleans, tiveram de ser evacuados nesta quarta-feira, segundo as autoridades locais.
As águas que ultrapassaram um dique atingiram rapidamente uma altura de 3,6 metros em algumas casas de uma área residencial, indicou ao canal CNN Billy Nungesser, administrador do condado.
Plaquemines Parish está localizado em uma língua de terra o delta do Mississipi, junto ao Golfo do México.
"O volume de água levado pelas rajadas de ventos passam por cima do dique e o destroi", explicou Nungesser, acrescentando que independente do panorama, mesmo que o dique resisita, a zona acabará completamente inundada.
Metade dos 2.000 habitantes da localidade já haviam abandonado antes da chegada do furacão, assinalou Nungesser.
O funcionário acrescentou que outra zona contígua, que não foi afetada pelo devastador furacão Katrina em 29 de agosto de 2005, desta vez se encontra abaixo do 1,5 metros de água.
Fonte: G1/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!