A greve dos funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a “operação tartaruga”, realizada pelos patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF), começam a gerar falta de combustíveis em alguns postos do interior do Rio Grande do Norte.
Postos nas cidades de Acari e Pau dos Ferros já não têm mais gasolina em suas bombas.
De acordo com o gerente da distribuidora FAN, Paulo Eduardo Ellery, a situação se agravou porque os navios que trazem a gasolina para a base de Guamaré atrasaram a chegada e os caminhões que foram enviados para Pernambuco para fazer o transporte do combustível estão parados em consequência da operação desenvolvida pela PRF. “Esses movimentos grevistas desencadeados por servidores federais em diversas instituições têm causado prejuízo em todo o Brasil e provocaram um engarrafamento nas rodovias e atraso nos navios. A Anvisa (que emite um certificado que libera ou não a entrada e saída das embarcações nos portos brasileiros) não está liberando esses certificados”, destaca.
Paulo Eduardo acrescenta ainda que, com o atraso, o navio que vem para Guamaré só deverá chegar na próxima terça-feira (14) e que assim poderá faltar combustível também em Mossoró, já que os caminhões que levam em média 20 horas para fazer o trajeto entre Guamaré e Suape, já estão com mais de 24h para fazer apenas o trajeto de ida. “Mesmo que a gasolina que vem nos caminhões chegue a tempo (hoje ou amanhã), não vai haver como abastecer todo o Estado em tempo hábil”, finaliza Paulo Eduardo.
Até o polo produtor de Guamaré, que produz uma gasolina com qualidade inferior, também está sendo afetado. Lá, a pouca gasolina que é produzida já está sendo racionada e mais combustível não vai ter como ser produzido porque já está faltando também a nafta, que está atrasada por causa das greves, da mesma forma que a gasolina.
Empresários confirmam que os estoques estão baixos
A Petrobras, normalmente, manda o combustível para as bases de distribuição através de navio. Mas o navio atrasou por causa da greve do funcionalismo público federal. Assim, a Petrobras foi obrigada a trazer da Bahia e de Pernambuco por via terrestre, mas, novamente por causa da greve, os caminhões do tipo “bitrem” também terminaram atrasando.
A situação é tão grave, que o consumo no RN é de cerca de 1,5 milhão de litros por dia. Hoje, o estoque da Petrobras em Guamaré gira em torno de 10% apenas desse consumo, algo em torno de 150 mil litros.
Diante dessa situação, alguns proprietários de postos já estão racionando combustível hoje para garantir o fornecimento no final de semana. Também já tem dono pensando em fechar o posto no final de semana para garantir a gasolina para a próxima segunda-feira (13). Informações colhidas pelo blogueiro Bruno Giovanni junto à distribuidora Alesat, através de um gerente que pediu para não ser identificado, também confirmou que os estoques estão baixos e que não está mais atendendo postos que não têm bandeira. Em todo o Rio Grande do Norte, eles estão fornecendo o produto apenas à rede de postos da própria Ale.
Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!