ASSÚ - Com mais de três mil pequenos produtores rurais de todo o Vale do Açu e regiões próximas cadastrados, o núcleo regional da Companhia Nacional de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Conab/RN), instalado em Assú, aguarda a chegada de mais milho para dar sequência à comercialização a preços subsidiados pelo Governo Federal, visando atender à alimentação animal do segmento rural emergencialmente. Tal expectativa é anunciada pelo chefe da unidade armazenadora, José Osnildo de Araújo.
Havia uma expectativa de que na última segunda-feira, dia 13, o órgão recepcionasse um novo carregamento de 6.500 toneladas do produto, o que acabou não se confirmando. José Osnildo adiantou que o principal gargalo para que o desabastecimento mantenha-se reside na logística rodoviária.
"O milho que vem para cá é procedente do estado do Mato Grosso e, segundo a informação que temos buscado na direção da Conab, em Natal, o problema está na dificuldade de transporte", explicou.
O dirigente esclarece que o problema não reside na falta de milho. "Tem [milho] em abundância no Mato Grosso, mas a questão, conforme nos é relatada pelo pessoal de remoção do produto, é a falta de transporte para o deslocamento", frisou.
"Milho tem bastante porque a safra foi muito boa no Mato Grosso", acrescentou. Todavia, José Osnildo crê que, por todo o decorrer de agosto, surja uma solução para garantir o restabelecimento do depósito de milho em todo o Estado e, deste modo, garantir o retorno à comercialização.
Dirigentes buscam solução para agilizar processo
Segundo o gerente da Conab em Assú, José Osnildo de Araújo, na tentativa de equacionar o problema, o diretor-geral e o diretor de Operações da Conab/RN, João Maria Lúcio e Eliomar Gomes Pinheiro, respectivamente, encontram-se em Brasília, onde o assunto é tratado junto à presidência da entidade num encontro que reúne dirigentes da companhia de todos os Estados brasileiros. "Está havendo um esforço no sentido de se conseguir a normalidade do abastecimento", ressaltou o representante da Conab em Assú.
José Osnildo adiantou que recebeu informações da direção regional, em Natal, dando conta que dois caminhões estão seguindo do Mato Grosso para o Rio Grande do Norte com carregamento de milho.
Entretanto, adiantou de pronto que a quantidade ora transportada é insuficiente para atender a demanda. "Hoje nós temos uma demanda muito grande em todo o Estado e estes dois caminhões que estão vindo não são suficientes para atender a necessidade dos produtores", concluiu o gestor da unidade de armazenamento da Conab local.
Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!