Páginas

sábado, agosto 11, 2012

Brasil bate recorde de medalhas e busca outros objetivos


Washington Alves/AGIF/COB
Esquiva Falcão espera conquistar ouro no boxe olímpico

O Brasil já superou a meta estabelecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para os Jogos Olímpicos de 2012. O COB havia colocado como marca a conquista de 15 medalhas e já está com 16 garantidas. Além das 12 já definidas, o Brasil tem pelo menos a prata garantida no futebol masculino, vôlei de quadra masculino e feminino, além do boxe com Esquiva Falcão. Nessas quatro modalidades, o Brasil está na final e luta pelo ouro.

De quebra, o Brasil também superou o recorde do maior número de medalhas do País em uma edição dos Jogos Olímpicos. Em Atlanta/1996 e Pequim/2008, o Brasil alcançou a marca de 15 medalhas conquistadas.

O País ainda pode superar outras marcas. Entre as principais metas do Brasil está a de conquistar o maior número de medalhas de ouro em uma só edição das Olimpíadas, que já será possível se o Brasil conseguir vencer todas as finais que irá disputar neste final de semana.

A outra marca que o Brasil busca atingir é a melhor posição nos Jogos Olímpicos. Até hoje o País ainda não superou a marca da estreia em Olimpíadas. Na primeira edição que participou, em Antuérpia 1920, o Brasil conseguiu a 15ª colocação. Entretanto, naquele ano, foi necessário conquistar apenas uma medalha de ouro, uma de prata e uma de ouro.

Atualmente na 28ª posição, o Brasil pode chegar até a 11ª colocação, que é ocupada pela Holanda. O Brasil tem dois ouros, duas pratas e oito bronzes. A Holanda tem seis medalhas de ouro, cinco de prata e oito de bronze. Para superá-los, o Brasil necessita vencer todas as finais coletivas e ainda conseguir um ouro na Maratona. Para superar o Irã, que é o 15º, é necessário menos. O Irã tem quatro ouros, cinco pratas e um bronze.

Modalidades

Uma modalidade que ajuda a entender o crescimento do Brasil é o boxe-olímpico. O País tinha apenas um bronze em toda história, conquistado no longínquo ano de 1968, com Servílio de Oliveira. Neste ano de 2012, o Brasil conseguiu três medalhas, sendo dois bronzes e a decisão que Esquiva irá enfrentar, podendo ser ouro ou prata.

Além disso, o futebol masculino pode finalmente quebrar o tabu de não ter conquistado o título olímpico. Esse é o único título internacional de grande porte que o Brasil ainda não possui.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!