Páginas

terça-feira, julho 10, 2012

Presidente do TCE propõe voto de pesar pela morte de Dom Eugênio


Aprovado por unanimidade no plenário do TCE voto de pelo falecimento do arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Eugênio de Araújo Sales, ocorrido ontem à noite, vítima de enfarte, aos 91 anos de idade, proposto pelo conselheiro presidente Valério Mesquita. Natural de Acari, no Seridó, Dom Eugênio Sales foi uma das mais importantes figuras da Igreja Católica nos últimos 50 anos pela preocupação com a justiça social do seu rebanho. Foi um homem acima do seu tempo pela visão em favor dos mais carentes com propostas concretas.

“Em Natal, foi o pioneiro da educação pelo rádio nos anos 60 que, posteriormente, se irradiaria pelo país afora, combatendo o analfabetismo de forma objetiva e oportuna. Implantou ainda o sindicalismo rural no Rio Grande do Norte, como contraponto às ‘Ligas Camponesas’, de tendência esquerdista, criadas pelo então deputado Francisco Julião. Durante o regime militar, embora considerado conservador, salvou muitas vidas dos perseguidos pela ditadura, que buscavam abrigo no Palácio São Joaquim da Arquidiocese do Rio de Janeiro”, salientou o presidente.

Dom Eugênio foi agraciado com a Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz” em 2010. Devido às suas precárias condições de saúde, foi representado, na solenidade, pelo irmão Dom Heitor Sales. A proposição foi da conselheira Adélia Sales, prima do arcebispo.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!