Páginas

quinta-feira, julho 19, 2012

OIT diz que mulheres trabalham mais do que os homens no Brasil


As mulheres têm uma jornada de trabalho de cerca de cinco horas a mais por semana do que os homens. É o que revela pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgada nesta quinta-feira (19). A conclusão é de que a mulher trabalha mais do que o homem no Brasil, confirmando o desequilíbrio entre os dois sexos no mercado de trabalho.

Para chegar a essa resultado a pesquisa calcula o tempo total de trabalho, o que inclui os afazeres domésticos e a jornada formal no mercado de trabalho.

A pesquisa que está publicada no portal G1, mostra que “os homens trabalham, em média, 43,4 horas por semana no mercado de trabalho e outras 9,5 horas em casa, perfazendo uma jornada semanal de 52,9 horas.

Ao mesmo tempo, as mulheres têm uma jornada total de 58 horas semanais, sendo 36 horas no mercado formal de trabalho e 22 horas em casa.”

“Entre o conjunto das mulheres brasileiras inseridas no mercado de trabalho, uma expressiva proporção de 90,7% também realizava afazeres domésticos, enquanto que entre os homens tal proporção era significativamente inferior: 49,7%. Essas trabalhadoras, além da sua jornada semanal de 36 horas, em média, no mercado de trabalho, dedicavam cerca de 22 horas semanais aos afazeres domésticos, ao passo em que entre os homens tal dedicação era de 9,5 horas semanais, ou seja, 12,5 horas a menos”, informou a OIT no levantamento.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!