O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou nesta quinta-feira que 8% das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo estão "no vermelho". São cinco obras localizadas nas cidades de Cuiabá, Manaus, Distrito Federal e Natal (duas).
De acordo com o ministro, as obras passarão por uma avaliação de técnicos do Ministério das Cidades e, caso o cronograma permaneça com atraso significativo, poderão ser retiradas da matriz de responsabilidade da Copa. Isto significa que as obras continuarão em andamento, porém o governo já assimilará a ideia de que não conseguirá entregá-las a tempo do mundial de 2014.
"Existem duas coisas: o contrato de financiamento e a questão da entrega da obra específica com a data para a Copa do Mundo. Nossa equipe técnica fará essa avaliação para ver se haverá esse prazo dentro da obra. Como as obras da Copa estão dentro da matriz, essa avaliação definitiva será feita dentro da matriz de responsabilidade", explicou Aguinaldo Ribeiro.
Ainda conforme o Ministério das Cidades, 36% das obras de mobilidade para a Copa do Mundo estão com "alerta amarelo". Ou seja, são obras que estão com ritmo mais lento, mas que não chegam a ter o cronograma comprometido.
As obras que estão com andamento satisfatório, dentro do cronograma, correspondem a 56%.
De acordo com o Aguinaldo Ribeiro, o Ministério das Cidades promoverá uma nova avaliação de todas as obras para a Copa em outubro. O ministro afirmou que uma equipe das Cidades, mais o presidente da Caixa, Jorge Hereda e uma equipa do Ministério do Planejamento irão visitar, nas próximas semanas, as 12 cidades-sede do mundial.
Fonte: Folha de São Paulo/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!