Páginas

terça-feira, julho 31, 2012

Microcrédito potencializa renda de agricultores familiares


NATAL - Segundo pesquisa apresentada por Gabriel Madeira, professor da Universidade de São Paulo, clientes que aderiram ao programa de microcrédito produtivo orientado do Banco do Nordeste na zona rural (Agroamigo) têm o maior índice de bancarização, maior capacidade de desenvolver poupança e têm realizado mais seguros.
De acordo com o pesquisador, os clientes do Agroamigo, se comparados aos do Pronaf B, apresentam maior capacidade de poupar. De acordo com os dados demonstrados por Madeira, cerca de 40% dos clientes do Agroamigo têm poupança, enquanto que apenas 20% dos clientes do Pronaf B o fazem. "Isso demonstra a importância da orientação do assessor de crédito durante o processo", explicou o professor.
O número de clientes do Agroamigo com contas bancárias e que fazem seguros também é maior. Os clientes optam, na maioria das vezes, pelo seguro safra (20%) e funeral (12,8%). A taxa de clientes que opta por seguros, assim como o índice de bancarização aumentou bastante nos cinco anos da pesquisa.
Em 2006, apenas 25% dos clientes do Agroamigo possuíam conta bancária, índice que aumentou para 41%. Segundo Luiz Sérgio Farias Machado, superintendente de Agricultura Familiar e Microfinança, "esta pesquisa demonstra, qualitativamente, a melhoria de vida dos clientes do programa, pois não analisa apenas a quantidade de dinheiro investido ou captado, mas aos resultados humanos", disse.
Durante cinco anos, de 2006 a 2010, foram analisados fatores sociais e econômicos de clientes integrantes e ingressantes no programa. De acordo com os dados apresentados, o Agroamigo atinge os indivíduos mais pobres, com baixa escolaridade, beneficiários do programa Bolsa Família, tanto com pouco acesso a serviços públicos (escolas públicas, saneamento básico, energia) quanto de instituições financeiras. Segundo Madeira, os clientes do semiárido não aparentam ser mais pobres do que os de fora do semiárido.
A pesquisa também demonstrou que os clientes com dois ou mais anos no Programa conseguiram aumentar suas posses e o número de bens produzidos para a venda. Entretanto, grande parte da produção é destinada para o consumo da família. 
AGROAMIGO
O Agroamigo é um programa de microcrédito realizado pelo Banco do Nordeste em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O programa tem por base a forte atuação e presença local do assessor de microcrédito e sua capacidade de avaliação do cliente, considerando intenções e potencialidades.
Hoje, o programa conta com uma base de 760 mil clientes ativos, que exploram parcela de terra na condição de proprietários, posseiros, arrendatários ou parceiros e possuam renda bruta anual de até R$ 6 mil, excluídos benefícios sociais e proventos previdenciários decorrentes de atividades rurais. Os clientes recebem empréstimos de até R$ 2,5 mil, bem como cartilhas e orientações de investimento dos assessores de crédito.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!