A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu oficialmente o credenciamento do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal do Ministério da Ciência e Tecnologia (Concea/MCTI) para o funcionamento pleno da Comissão de Ética e Experimentação Animal (CEEA).
Com a instituição do CEEA, a Uern está legalmente habilitada para a criação e utilização de animais em ensino ou em pesquisa científica, previsto na Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008, emitida pelo Concea. A medida beneficiará os projetos de pesquisas desenvolvidos no âmbito acadêmico, que envolve a utilização de animais.
Em consonância com a criação da Comissão de Ética e Experimentação Animal, a Uern também credenciou o Biotério Central junto à plataforma de Cadastro das Instituições de Uso de Animais (Ciuca).
A comissão terá a médica veterinária Kizzy Millen de Freitas Mendonça como coordenadora, e o seu funcionamento será compartilhado com a infraestrutura atual do CEP/Uern, no 3º pavimento da Faculdade de Ciências da Saúde - FACS.
O pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Wogel Sangel, afirma que a Uern passa a ser a única universidade do interior do RN que oferece aos pesquisadores e à sociedade comitês de apreciação de pesquisa tanto em seres humanos como em animais.
Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!