O prefeito Lawrence Amorim, de Almino Afonso, será julgado nesta terça-feira (5) no Tribunal Regional Eleitoral, em Natal, por ter saído do PP e ingressado no PMDB. O relator do processo é o juiz Nilson Cavalcanti, que vai apresentar seu voto pela perda do mandato ou não e os demais juízes do tribunal decidem se acompanham este voto.
O primeiro prefeito a ser julgado por infidelidade partidária e perdeu o mandato foi Ademar Ferreira, de Caraúbas. Ele saiu do PSB e ingressou no PMDB e os juízes do TRE decidiram por decretar a perda do mandato. Nesta terça-feira (5), o presidente da Câmara, Vinicius Amorim, vai empossar no cargo de prefeito o vice-prefeito Alcivan Viana.
O prefeito Lawrence Amorim explica, no processo, que saiu do PP porque este ficou sem comando no Rio Grande do Norte e ele temia chegar o período eleitoral e não poder se candidatar a reeleição. “Não havia segurança. Não havia comando”, explica Lawrence, lembrando que outros políticos de Almino Afonso o seguiram.
Entretanto, os promotores de Justiça com atuação na área eleitoral tem sido implacáveis nestas questões. Assim como Ademar Ferreira, foi o Ministério Público Eleitoral que pediu a perda do mandato de prefeito de Lawrence Amorim, de Almino Afonso.
O Ministério Público Eleitoral já conseguiu também a perda do mandato de vários vereadores que deixaram os partidos pelos quais foram eleitos em 2008 para ingressar em outros. E existem outros prefeitos e vereadores também aguardando julgamento.
Em contato com o Defato.com, Lawrence Amorim, que é candidato a reeleição Almino Afonso, assim como seu colega Ademar Ferreira de Caraúbas, declarou que o quadro é injusto, pois ele foi eleito para prefeito pelo cidadão de Almino Afonso e corre risco perder por ter saído de um partido que se quer tinha comando na época no Rio Grande do Norte.
Lawrence Amorim e Ademar Ferreira, mesmo perdendo os mandatos, estão livres para concorrer ao cargo de prefeito novamente no dia 3 de outubro próximo. Os dois já anunciaram que vão concorrer.
Fonte: Retrato do Oeste/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!