Páginas

segunda-feira, junho 11, 2012

ITAÚ: I Arraia da Botija resgata festejos juninos no município de Itaú



Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas Juninas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Como 139 municípios do RN declaram situação de emergência devido a seca, os festejos juninos do município e cidades circunvizinhas foram cancelados por orientação do Ministério Público.

Diferente das quadrilhas de antigamente as de hoje, trazem um brilho que encanta os olhos de quem veem, com temas estilizados, as quadrilhas se tornarão grandes competições, onde disputam entre si, quem leva alegria, criatividade, tecnologia e acima de tudo agilidade na dança.

Mas não foi nesse intuito que foi criado o I Arraia da Botija, que foi realizado ontem (domingo) 10 junho, arrastando vários populares de suas casas para este momento festivo de alegria e descontração. Idealizado por Cristina Quedima e á empresária Rosivânia Oliveira, popularmente conhecida por Rosa. A ideia do nome, surgiu da organizadora do evento Cristina Quedima que com o apoio da empresária Rosa, resgataram a cultura nordestina para os dias atuais, onde os participantes puderam relembrar as quadrilhas de antigamente, denominada “MATUTAS”.


Apesar de ser de conhecimento de todos, os passes, as formas de se vestir, o evento fez do domingo, momento de descontração e lazer para o povo itauense. Foi um evento liberado ao público e com participação e apoio total da comunidade e da Prefeitura local. Segundo as organizadoras do evento, tudo surgiu a partir de um momento de descontração.

Em um momento de lazer Cristina Quedima lançou a proposta a um velho “anfitrião” do esporte junino, o Eugênio, conhecido por Geninho, que de imediato topou o desafio. A ideia de acordo com Quedima era um projeto de organizar um arraia; com a participação dos funcionários das casas lotéricas “A Botija”, amigos e os ex-mensageiros, ideia essa que deu certo. Perguntado pela equipe do Cidade News como foi feita a seleção e escolha dos participantes, a organizadora do evento Cristina Quedima nos informou que se reuniu com Eugênio e fizeram uma seleção, que os mesmos acharam boa, onde todos cooperaram, esforçando-se participando dos ensaios e dando o melhor de si para o sucesso desse evento.

Os participantes da quadrilha foi o que mais chamou atenção, desde celebridades locais, até personagem de TV compareceram no I Arraia da Botija. Uma delas foi a Emília, boneca de pano do sítio do Pica pau Amarelo, interpretada por Gidélia, que alegrou a quadrilha, sem falar em um casal de bêbedos interpretados por Junior Bento e Mirla, Lampião e Maria Bonita, interpretados por Fernando e Sonária, que também trouxeram alegria e irreverência ao arraia. Celebridades locais como o cabeleireiro Alex Magnos, futuros pré-candidatos ao cargo de Prefeito do Município de Itaú como Mayane Melo e Ciro Bezerra, que também falaram da importância de estarem participando desse evento. Ouçam:







Todos enfatizaram a importância de poder estar revivendo momentos da adolescência, onde puderam se remeter ao passado, além do valor cultural para o município e Itaú-RN.

A patrocinadora do Evento, ao ser questionada se o evento se repetiria nos próximos anos, foi enfática em dizer que “a princípio foi uma ideia que surgiu e no próximo ano vai ver a possibilidade de dar continuidade, porque tudo foi feito de última hora” disse, lembrando que a mesma ficou muito satisfeita com o resultado do evento, inclusive o apoio da população itauense em se tratando da participação “Eu achei que foi bom porque envolveu várias pessoas amigas, funcionários e familiares”. Mas, para os componentes da quadrilha, é que no próximo ano o evento seja de maiores proporções, visto que, o resgate da cultura de Itaú foi algo que os deixaram muito felizes.

Fica aqui os nossos agradecimentos aos organizadores do evento por nos conceder essa pequena entrevista e desde já Parabenizamos a equipe “A Botija” pela realização desse evento, nas pessoas de Rosa e Quedima. Parabéns a todos pelo bonito trabalho.












Veja mais fotos dessa bonita festa no nosso álbum

Arlindo Maia da redação do Cidade News
Fotos: Cristina Quedima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!