A China enfrenta uma "séria epidemia" de tuberculose resistente aos remédios, segundo estudo publicado nesta quarta-feira (6) nos Estados Unidos.
"Em 2007, um terço dos pacientes com novos casos de tuberculose e a metade dos pacientes já tratados apresentavam o tipo de doença resistente a remédios", revela o estudo no New England Journal of Medicine.
Inclusive a presença da tuberculose com resistência múltipla a vários remédios (MDR) nos novos casos (5,7%) na China é quase o dobro da média global, destaca o estudo.
O trabalho, que utiliza dados da Organização Mundial de Saúde (OMC) como base para comparação, afirma que a "China tem o maior número de casos de tuberculose MDR no mundo, e um quarto dos casos a nível mundial".
A China responde por um milhão de novos casos de tuberculose a cada ano, o que representa boa parte dos nove milhões de casos diagnosticados anualmente.
Conhecida formalmente como Mycobacterium tuberculosis, a doença se transmite pelo ar e mata anualmente 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo.
Segundo o editorial de Richard Chaisson, especialista em doenças infecciosas da Johns Hopkins University (Maryland), o crescimento da tuberculose resistente a remédios supõe "um grande desafio".
Fonte: G1/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!