Um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), publicado nesta quinta-feira (10), estima que oito em cada dez internautas brasileiros baixam músicas ou vídeos piratas da internet. A pesquisa é fruto do cruzamento de dados do levantamento TIC Domicílios 2010, promovido pelo CGI (Comitê Gestor da Internet), e que busca dar um panorama da internet no Brasil.
Chamado de “Download de músicas e filmes no Brasil: Um perfil dos piratas online” (clique aqui para ter acesso), o estudo diz que 81% dos usuários de internet se consideram piratas online. Esse termo define usuários que baixaram músicas ou filmes nos últimos três meses e não compraram músicas ou filmes nos últimos doze meses.
Ao justificar o motivo por que não é possível cravar dados sobre o assunto pirataria digital, o estudo diz que “os envolvidos têm receio de sanções”.
Ao analisar os dados do levantamento é possível aferir que a classe econômica tem ligação direta com o consumo de conteúdos piratas. Na classe A, 75% dos usuários informaram ser piratas online, enquanto nas classes D e E juntas essa porcentagem foi de 96%.
Fonte: Portal Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!