A Gerência Executiva de Saúde de Mossoró iniciou no dia 5 deste mês a campanha nacional de vacinação contra gripe. Após 10 dias de campanha o movimento em alguns postos de saúde continua abaixo do previsto. No dia "D" de vacinação, ocorrido no dia 7, apenas 13% do público alvo foi vacinado, não atingindo assim a meta de 26% esperada.
Segundo a gerente do Posto de Saúde Dom Jaime Câmara, Adriana Moura, o movimento ainda tem sido bem reduzido nesses primeiros dias da campanha. "Muitos idosos que vêm ao posto não querem tomar a vacina, dizem que têm medo, no entanto, temos feito um trabalho de conscientização com essas pessoas. Até agora só vacinamos 140 pessoas, mas a expectativa é que até o dia 25 esse número cresça significativamente", disse Adriana.
Outra realidade tem sido presenciada pelos profissionais que atuam no Posto de Saúde Chico Porto, localizado no bairro Ouro Negro. De acordo com a enfermeira Soraia Mesquita, cerca de mil pessoas foram vacinadas no local.
"Tenho ouvido colegas reclamarem da baixa movimentação nas unidades de saúde, porém isso não acontece no posto Chico Porto. Ontem pela manhã verificamos que não tínhamos mais nenhuma vacina para aplicar na população. Ultrapassamos a nossa previsão de pessoas vacinadas. O maior número de pessoas que tem nos procurado para tomar vacina é composto por idosos", esclareceu Soraia.
Em Mossoró, a meta da campanha para este ano é vacinar 80% do público alvo. Estão entre as pessoas aptas a se vacinarem os idosos com mais de 60 anos, criança de seis meses a menores de dois anos, grávidas em qualquer período gestacional, profissionais da saúde e ainda indígenas. Ao todo serão cerca de 28 mil pessoas a serem imunizadas até o dia 25, sendo a população desse grupo estimada em 35.684 pessoas.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!